Lula confirma viagem à Bolívia pela democracia Um dia após a tentativa de golpe no país, o presidente do Brasil disse que vai se encontrar com o presidente boliviano: "voy hacer una reunión muy grande"

Publicação: 28/06/2024 03:00

O presidente Lula (PT) confirmou, ontem, que vai à Bolívia mesmo após a tentativa de golpe de Estado ocorrida na quarta-feira. A viagem está marcada para o dia 9 de julho, um dia depois de reunião do Mercosul no Paraguai.

Segundo o petista, sua viagem será para “fortalecer a democracia” e mostrar para os empresários bolivianos as consequências que um golpe teria. Ele citou, por exemplo, que a tomada do poder impediria o país de entrar no Mercosul.

“Eu estarei no dia 9 em Santa Cruz de La Sierra. ‘Voy hacer una reunión muy grande com los empresarios bolivianos’, e vou mostrar para aquela gente que somente a democracia é capaz de permitir que a Bolívia cresça”, declarou Lula, arranhando em espanhol, em entrevista à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte.

Na quarta, um grupo de militares invadiu o palácio presidencial em La Paz. Liderado pelo general Juan José Zúñiga, ex-comandante do Exército, o movimento tentou destituir o presidente, Luiz Arce. Em reação, Arce trocou o comando das Forças Armadas e convocou o povo a resistir. Depois, os militares recuaram, e Zúñiga foi preso.

Recife
Lula deve retornar ao Recife na próxima terça-feira (2) para inaugurar unidades habitacionais no bairro Joana Bezerra, parte dos residenciais Vila Brasil I e II, contemplando os moradores da Comunidade do Papelão.

A informação foi confirmada pelo presidente municipal do PT, Cirilo Mota. Entretanto, de acordo com o gabinete do senador Humberto Costa (PT), a agenda ainda aguarda confirmação oficial. Procurada pela reportagem, a Prefeitura do Recife disse ainda não ter informações sobre o compromisso. Os residenciais somam 448 apartamentos, e devem beneficiar cerca de 2 mil pessoas. As obras foram conduzidas pela Secretaria de Habitação do Recife e pelo governo federal, com aporte total de R$ 38,6 milhões. (Da Redação com Agências)