DIARIO POLíTICO » Os afagos de Lula

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/07/2024 03:00

Como era esperado, o presidente Lula passou pelo Recife a fim de se mostrar simpático com o seu aliado principal, o prefeito João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSDB). Afagou ambos, mas a atenção maior, evidentemente, foi dada ao socialista. Numa das últimas declarações em público, ao encerrar o discurso, dirigiu-se ao filho do amigo Eduardo Campos e disse: “João, espere que nos encontraremos muito em Pernambuco”. Talvez tenha sido um “deslize”, só que Lula já disse que o PT marchará com o prefeito na sua tentativa de reeleição e, quando frisou “Pernambuco” na sua fala, deixou margem para especulações sobre o futuro. Em tempo, caso João seja reeleito, poderá ser candidato a governador em 2026, quando o presidente tentará a reeleição. O socialista também não perdeu tempo, rasgou elogios ao petista e ressaltou que, nas quatro vezes que o presidente esteve no estado, “foi para  trazer boas notícias”. O prefeito ainda presenteou Lula com uma árvore da felicidade. Outra provocação de Lula foi o “L” que fez para Raquel Lyra e ela retribuiu com um coração. Mas a governadora não deixou de destacar, em seu discurso, o “L de liberdade e do presidente”. Não foi o suficiente para agradar parte do púbico formado pelos futuros moradores dos habitacionais Vila Brasil I e II e admiradores de João Campos, tanto que houve divisão entre aplausos e vaias. E para garantir a presença mais à vontade de João no evento do Cheque da Esperança, os aliados do Planalto conseguiram mudar a cerimônia do Palácio do Campo das Princesas para a Caixa Cultural.

Dinheiro azul e branco
A governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou a parceria com o Governo Lula para construir maternidades em Garanhuns e Ouricuri, porém deixou claro que não depende apenas de Brasília. E falou que Igarassu e Serra Talhada também terão maternidades, mas construídas com recursos próprios de Pernambuco.

Waldemar aguarda índices
Presidente da Comissão de Educação da Alepe, Waldemar Borges (PSB) está na expectativa quanto aos índices da Educação em Pernambuco, que serão divulgados neste semestre. E espera que o novo secretário Alexandre Schineider dê mais resultado.

Mandato antecipado  
A vereadora Michele Collins tem que trabalhar dobrado pela candidatura de Clarissa Tércio, em Jaboatão. Como 1ª suplente do PP, ela já não tentaria a reeleição apostando que Clarissa será prefeita. Agora, teve a ida para a Câmara Federal antecipada.

Expectativa para convocação
Os deputados estaduais aguardam a possibilidade de serem convocados extraordinariamente para votar projetos enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB). As propostas empacaram nas comissões e o Legislativo já está de recesso. Além disso, as negociações salariais com os policiais civis não avançaram.