Divulgado relatório dos atos golpistas

Publicação: 08/01/2025 03:00

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou, ontem, um relatório atualizado sobre os dois anos de investigação dos atos golpistas de 8 de janeiro — que culminaram na depredação das sedes dos três Poderes. Até o momento, 898 réus foram responsabilizados criminalmente, sendo 371 prisões e 527 aplicações de penas alternativas, por realizarem acordo de não persecução penal.

O gabinete de Moraes apontou que, atualmente, existem 71 condenados em regime fechado por crimes graves com processo com trânsito em julgado cumprindo a pena. Há 61 condenados constando como foragidos com pedido de extradição expedido pela Justiça.

Outros 61 constam no sistema com pedido de prisão expedido, com condenação aplicada, mas sem trânsito julgado. Outros 30 golpistas foram condenados em regime fechado sem trânsito em julgado.

Segundo o documento, as ações penais restauradas correspondem a 1093 (crimes simples) e 459 (crimes graves). Os acordos homologados pelo STF já reverteram R$ 1.791.402,00 aos cofres públicos. Até o momento, 20 pactos foram cumpridos integralmente — réus confessos cumpriram suas penas.  (Correio Braziliense)