DIARIO POLíTICO » Na memória

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 08/01/2025 03:00

Este dia 8 de janeiro ficará marcado por conta do quebra-quebra nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 2022. Há uma investigação em curso na Polícia Federal e o STF está agindo com rigor para apurar se aquele episódio fez parte de uma tentativa de golpe de estado. As revelações e delações surgiram justamente a partir daquele momento. Já tem muita gente presa. Dos miúdos que participaram dos atos, a graúdos que, supostamente, articularam a tomada do poder. O fato é que as cenas estão gravadas em imagens e na memória dos brasileiros. Como ainda perdura a divisão ideológica, parte da população apoia o manifesto, diz que não houve tentativa de golpe e até mesmo defende que Jair Bolsonaro continuasse no Palácio do Planalto com apoio das Forças Armadas. Esse apoio não aconteceu e Lula já está com dois anos de mandato. Porém, não está como ele, seus aliados e eleitores esperavam. Nesse período, não vem sendo o mesmo Lula de outrora e só consegue manter boa popularidade no Nordeste. Em virtude disso, o petista faz questão de manter viva a memória da ameaça que sofreu, na tentativa de mostrar que o bolsonarismo e a direita levantam a bandeira da ditadura. E que isso não pode voltar a acontecer no Brasil. De fato, é inadmissível. Hoje, Lula comandará uma série de eventos para marcar a data e convidou diversas autoridades. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), do STF, Luiz Roberto Barroso, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, não irão.
 
Pronto e preparado
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) garante que o prefeito João Campos (PSB) “está pronto e preparado” para ser candidato a governador em 2026. “Não sei se eles estão”, falou na Rádio Folha, se referindo à governadora Raquel Lyra (PSDB). Rinaldo disse: “Ela tem que esquecer o passado. Olhar pelo retrovisor prejudicou muito ela”.
 
Resolveu apelar  
O presidente Lula (PT) decidiu apelar a um profissional para cuidar da comunicação do seu Governo. O publicitário Sidônio Palmeira ocupará o lugar do petista Paulo Pimenta. O fato é inédito, pois nos governos do PT o ministro das Comunicações sempre foi um político.
 
Posse no TJPE  
A governadora Raquel Lyra (PSDB) retornou do recesso ontem e hoje vai prestigiar a posse do novo desembargador do TJPE, Marcos Carvalho. Ontem ele deixou o cargo de procurador-geral de Justiça e será sucedido por José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, escolhido por Raquel.
 
Ramos pede compreensão
O prefeito Ramos Santana (PSDB) teve apoio do antecessor Yves Ribeiro, mas, pelo visto, encontrou uma situação complicada em Paulista. Está tentando resolver o pagamento dos salários atrasados, a limpeza da cidade entre outros problemas. Ramos foi às redes sociais para pedir paciência e compreensão à população.