CASSAçãO » Glauber Braga anuncia início de greve de fome

Publicação: 10/04/2025 03:00

O Conselho de Ética da Casa aprovou, ontem, por 13 votos a cinco, a cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O parlamentar anunciou que irá iniciar uma greve de fome e que não sairá do Congresso Nacional até o fim do processo que pede a cassação dele da Câmara dos Deputados. Glauber afirma que o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) atua nos bastidores para assegurar o revés do psolista.

“Eu vou permanecer aqui nessa sala, no Congresso Nacional até a finalização do processo. A partir de agora, eu não vou me alimentar”, concluiu. O pronunciamento veio após uma sessão de quase seis horas de duração repleta de polêmicas e trocas de insultos entre parlamentares.

O discurso do deputado chegou a ser interpretado como uma ameaça de renunciar ao mandato. Mas Glauber afirmou que não vai desistir do mandato.

Ainda cabe recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso o caso avance após a votação nesse colegiado, caberá ao plenário decidir. O processo, aberto em 2024, foi em razão do episódio em que Glauber expulsou um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Casa aos chutes. (Estadão Conteúdo)