DIARIO POLíTICO » Olho nos sem-terra

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 16/04/2025 03:00

A governadora Raquel Lyra (PSD) vem ganhando a simpatia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e hoje deu mais um passo nesse sentido. Recebeu um grupo capitaneado pela deputada Rosa Amorim (PT), que representa o MST na Assembleia Legislativa. Também esteve presente o deputado João Paulo (PT). Ambos, por sinal, são considerados aliados de Raquel. Ao falar sobre a reunião, a governadora garantiu que o diálogo é aberto com os movimentos sociais e lembrou do lançamento do programa Terra Plantar para fomentar a agricultura familiar. “Com o MST a pauta foi sobre esse tema e permite que o nosso Estado produza mais alimentos para reduzir a desigualdade e a fome”, contou. Rosa Amorim disse ter saído da reunião otimista, mas que a simpatia política dos sem-terra por Raquel Lyra só virá se os pleitos forem concretizados. “Apresentamos a pauta da reforma agrária e o avanço na agricultura camponesa, que precisam de uma construção junto com o Estado para incentivar as cooperativas, a agroindústria e a alfabetização”, disse a deputada. A petista também relatou que Raquel tem a intenção de repassar para o MST os cinco terrenos do Itep que já estão ocupados e são improdutivos. Na avaliação de Rosa Amorim, aproximação da governadora com o presidente Lula (PT) também vem garantindo a ampliação de políticas públicas e abertura de linhas de crédito para quem está no campo. “O povo sem terra é muito esquecido. A simpatia e a conquista desse setor será com entregas”, assinalou.

Grande obra em abril de 26
Victor Marques (PCdoB) garante que a Prefeitura do Recife tem muitas obras para entregar e uma delas é o parque que está sendo construído onde existia o Aeroclube. Acredita que, até o início de abril de 2026, estará pronto. Deverá ser nas vésperas de o prefeito João Campos (PSB) entregar de vez o cargo a Victor, para disputar o Governo do Estado.

Bate...
Na audiência pública de ontem, na Alepe, o momento em que o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, não gostou foi quando deputado Rodrigo Farias (PSB) falou de perseguição política do Governo do Estado contra servidores cedidos e boicote a prefeitos adversários.

...Rebate
Túlio Vilaça disse que a provocação estava fora da pauta, mas afirmou que “tratar de perseguição política é não saber o tratamento que a governadora Raquel dá de forma indistinta”. E que trazer de volta servidores concursados também “não é perseguição perseguição”.

Sem papo com Lula
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zalensky, não quer tratar com o presidente Lula (PT) sobre o fim da guerra com a Rússia. O Itamaraty tentou duas vezes colocar o brasileiro para falar com o ucraniano por telefone, mas ouviu dois nãos. Zelensky já fez 15 pedidos de ligação, enviou cartas para Lula e ficou sem resposta. Em maio o nosso presidente irá a Moscou.