Para manter os 100% O Náutico ainda não perdeu na Série B sob o comando de Dado Cavalcanti. Objetivo é manter a sequência diante do América-RN hoje, na Arena PE

Celso Ishigami
celsoishigami.pe@dabr.com.br

Publicação: 23/08/2014 03:00

Treinador alvirrubro vem conversando bastante com os jogadores sobre a necessidade de vitória (IVAN MELO/ ESP. DP/D.A.PRESS)
Treinador alvirrubro vem conversando bastante com os jogadores sobre a necessidade de vitória

Aos poucos, o cenário do Náutico na Série B começa a mudar. Se, há duas rodadas o Timbu estava ameaçado de entrar na zona de rebaixamento em caso de tropeço contra o Luverdense, hoje, o time de Dado Cavalcanti desfruta de uma distância relativamente confortável do Z4. Entretanto, apesar de estar mais perto do G4 do que da área de queda, os alvirrubros ainda não miram a parte de cima da tabela. Quadro que pode mudar a partir do confronto com o América-RN, às 16h10, na Arena Pernambuco.

Quando aceitou assumir o comando técnico, Dado estava ciente das dificuldades que enfrentaria. Depois de assistir a derrota para o Vasco de um camarote da Arena, o técnico colocou o time em campo contra o Luverdense sob a ameaça de ingressar no Z4. Ali, dois pontos separavam os alvirrubros do Oeste, que ocupava então a 17ª posição. O Timbu, porém, surpreendeu. Além do triunfo em Cuiabá, veio a vitória sobre o próprio Oeste. Sequência que ampliou para oito pontos a distância para a zona de queda e reduziu para cinco a diferença para o América-MG, que fecha o G4.

Mas Dado tem tratado esta mudança com bastante cautela. O treinador sabe que no Brasileiro as coisas podem piorar na mesma velocidade com a qual melhoraram. E a duas rodadas do fim da primeira metade da competição, ele encara o jogo desta tarde como decisivo. “É um jogo chave para nossos objetivos. Eu tinha dito que esta semana seria decisiva. Uma semana de afirmação, onde a gente ia saber se iríamos disputar o returno na parte de cima ou na parte de baixo”, justificou.

Matemática
Dado aproveitou ainda para revelar as contas que tem feito para traçar seu planejamento na competição. “A primeira matemática que fiz foi dos quatro primeiros jogos. Dos doze pontos, queria conquistar nove. Depois desse período, analisaremos nosso desempenho para saber em qual parte da tabela estaremos. Hoje, ainda pensamos em nos afastar da zona de rebaixamento. A partir desse distanciamento e do ganho de confiança e do retorno do apoio da toricda, a gente pensa em outros passos. Em outras metas.”

Adversário
Um dos principais jogadores do elenco do América-RN, o meia Morais, ex-Corinthians e Vasco, deve recuperar a titularidade hoje. Em princípio, o técnico Oliveira Canindé pretendia promover seu retorno ao time aos poucos, uma vez que o atleta vem de lesão muscular. Entretanto, como não poderá contar com Andrezinho - vetado pelo departamento médico -, o treinador realizou o último treino deixando Morais responsável pelo setor de criação.