FÓRMULA 1 » Disputa polarizada no Azerbaijão

Publicação: 24/06/2017 03:00

A disputa protagonizada pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes) e pelo alemão Sebastian Vettel (Ferrari) vai ganhar novo episódio, a partir deste domingo, quando acontece o Grande Prêmio do Azerbaijão. Até o momento da temporada, nenhum dos dois conseguiu mais de uma vitória consecutiva. Hamiltou quer quebrar esse paradigma e terminar o GP de Bakú na primeira colocação.

O tricampeão foi o grande vencedor da corrida no Canadá, há duas semanas. Conseguiu a 65ª pole na carreira, igualando a marca do  brasileiro Ayrton Senna. Hamilton também conquistou a 56ª vitória.

O resultado foi fundamental para reduzir pela metade a diferença de pontos para Vettel, que lidera o campeonato de pilotos 12 pontos a frente. Em Montreal, o alemão terminou apenas na quarta colocação, o que deixou a briga pelo torneio mais aberta.

A boa corrida de Hamilton no Canadá aliviou o diretor executivo da Mercedes, Toto Wolff, decepcionado com a atuação da equipe em Mônaco. “Agora é preciso continuar com essa dinâmica. A última corrida ficou para trás”, avisou Wolff.

CIRCUITO
O GP de Baku tem a peculiaridade de ser o segundo circuito mais longo da temporada. Perde apenas para o da Bélgica. São 6 quilômetro, que segundo o piloto francês Romain Grosjean, é como “dois circuitos em um”. Uma mistura entre o que seria o GP da Itália, templo da velocidade, e o de Mônaco, com curvas lentas em um circuito urbano, segundo o piloto dinamarquês Kevin Magnussen. “É algo pouco habitual”, afirmou o piloto.

Classificação

Mundial de Pilotos     Pontos
1. Sebastian Vettel (ALE)    141
2. Lewis Hamilton (ING)     129
3. Valtteri Bottas (FIN)    93
4. Kimi Raikkonen (FIN)    73
5. Daniel Ricciardo (AUS)    67
6. Max Verstappen (HOL)    45
7. Sergio Perez (MEX)     44
8. Esteban Ocon (FRA)    27
9. Carlos Sainz Jr. (ESP)    25
10. Felipe Massa (BRA)    20