Por uma vaga dentro do G6 durante a Copa Para passar 30 dias "de boa" na Série A, Leão recebe o Grêmio, concorrente direto, na Ilha do Retiro

Brenno Costa
brenno.costa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 13/06/2018 03:00

A meta já foi alcançada. Nos planos da diretoria rubro-negra, o ideal era que o Sport somasse 18 pontos nos 12 jogos que teria a parada na Série A para a Copa do Mundo. Passo dado, o Leão entra em campo diante do Grêmio, às 19h30 de hoje, para ir além do esperado e entrar em uma intertemporada de um mês com tempo para descansar, recondicionar-se fisicamente e ainda reforçar o elenco com mais tranquilidade. Enfim, é a chance de ter um longo período de tranquilidade que ainda não foi visto nesta temporada.

O time de Claudinei Oliveira alcançou o objetivo duas rodadas atrás na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, na Ilha do Retiro, mesmo palco da partida diante dos gaúchos. No confronto desta noite, caso repita o resultado, o Sport irá a 21 pontos e, inevitavelmente, retornará ao G-6 do Brasileiro - zona de classificação para a Copa Libertadores da próxima temporada.

“Dentro do cenário que se desenhava para o Sport, o fato de estar dando uma entrevista coletiva sabendo que, na pior das hipóteses, vamos estar entre os dez primeiros é uma classificação muito boa dentro do que se apresentava. Mas, não podemos nos acomodar. Com a vitória, entramos na zona da Libertadores. Não vai ser fácil. O Grêmio é um time bem treinado”, disse Claudinei Oliveira.

Rival bem treinado, porém esfacelado.  Entre suspensões, contusões e jogador cedido à seleção brasileira, Renato Gaúcho não contará com a zaga Kannemann e Geromel, o volante e capitão Maicon, o meia Luan, o atacante Everton e ainda outras peça como o lateral esquerdo Marcelo Oliveira e os atacantes Alisson e Hernane Brocador. A conta, no total, é de 11 desfalques.

Ainda assim, o Sport teve cuidado redobrado para o jogo e fez, no treino de ontem, um trabalho específico com o sistema defensivo para se precaver diante da imprevisibilidade da escalação do Tricolor. “Até para a gente montar o time é mais difícil. Quem estava jogando, nós já conhecemos. Mas, sem eles, acaba gerando uma indefinição. Por isso, treinamos o posicionamento direitinho da equipe na defesa”, declarou Claudinei, que só mudará uma posição na escalação com a entrada de Mailson na vaga do suspenso Magrão.
 
Michel Bastos
Reserva mais uma vez, enquanto começa a ter seu nome pedido pela torcida rubro-negra para virar titular na equipe, Michel Bastos ganhou uma atenção especial do técnico Claudinei Oliveira, ontem. Após o fim do treino no CT, o comandante leonino chamou o atleta para uma conversa em particular. “A conversa que tive com ele foi para valorizar o que vem fazendo. Foi para ele ter noção da importância que tem tido. Tem entrado bem e já fez dois gols. Isso não é pouco. Conversei para explicar que estou fazendo o aproveitamento dele da melhor maneira que penso e que a gente vai ter 30 dias para aproveitar e pode ter uma nova equipe na volta. Ele pode estar nela ou não”, argumentou o treinador.  “Agora, como ele vinha de uma lesão no Palmeiras, estamos usando da melhor maneira que achamos, com 30 ou 35 minutos do segundo tempo. Ele entra completo e os adversários mais cansados. Então, foi uma conversa para ele saber que estamos observando", acrescentou.