Entenda a distribuição de vagas para a Série D

PAULO MOTA

Publicação: 16/02/2024 03:00

O Pernambucano é um campeonato à parte para oito das dez equipes. Exceto Náutico e Sport, todos os clubes que disputam o Estadual sonham em garantir a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Vale lembrar que o Estado de Pernambuco tem direito a duas vagas no torneio. Com apenas um e três pontos, Flamengo de Arcoverde e Porto, respectivamente, não têm mais chances matemáticas de disputarem a Série D. Com isso, seis clubes estão vivos na busca pelas duas vagas na 4º Divisão.

Segundo o regulamento, a primeira vaga vai para o melhor time classificado na primeira fase do Estadual. Neste momento, essa vaga está sendo disputada ponto a ponto, por Retrô (14 pontos), Santa Cruz (13 pontos) e Central (11 pontos). A segunda vaga ficará para o campeão. Se o título for para Sport ou Náutico, a vaga vai para o time melhor classificado e que conseguir avançar maior quantidade de fase no mata-mata.

Nas duas rodadas finais, o Santa Cruz encara Afogados (casa) e Central (fora). Já o Retrô terá  um duelo duro contra o Náutico (casa) e encerra contra o Flamengo de Arcoverde (fora).  Por fim, o Central encara o Petrolina (fora) e o Santa Cruz (casa).
Saiba mais...
Vaga em aberto