Reforma no estatuto Principais mudanças serão: mandato de três anos, regras para a SAF e criação de um Conselho Administrativo. Medidas ainda vão passar pela votação dos sócios.

MARCOS LEANDRO

Publicação: 19/04/2024 03:00

O Sport sinaliza com profundas mudanças na sua estrutura. O Conselho Deliberativo se reuniu nesta semana e aprovou medidas importantes no estatuto do clube, como abertura para a implantação da SAF, exclusivamente no futebol. Além disso, o tempo de mandato do presidente do executivo será alterado e será criado um Conselho Administrativo.

A Comissão da Redação do Novo Estatuto apresentou mudanças importantes para modernização da lei geral que rege o clube, sendo aprovadas pelos conselheiros que participaram da reunião. A principal mudança é a autorização de transformar o Sport numa Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O próximo passo é que a atualização do novo estatuto seja colocada em votação na Assembleia Geral de Sócios, com data que ainda será marcada pelo clube.

O sinal verde para o Sport ser uma SAF acontece em volta a alguns cuidados importantes para que o processo não signifique perdas. A concessão à SAF será exclusivamente no futebol. O patrimônio seguirá pertencente ao clube.

Outro ponto importante discutido foi quanto à eleição do Sport. A mudança sugerida se refere ao mandato do Presidente do Executivo, que, se aprovada na Assembleia Geral, passará a ter três anos e sem direito à reeleição. Atualmente, são dois anos com a possibilidade de uma reeleição. O estatuto também prevê a formação de um conselho administrativo, que será formado por um presidente, vice e dois diretores. Será criada a função de chefe do executivo, o CEO, que será contratado pelo novo conselho. Algumas outras diretorias executivas serão criadas para modernizar os diversos segmentos do clube.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Sílvio Neves Baptista, disse que a atualização do estatuto do clube foi aprovada, mas que ainda será feita uma revisão do texto antes de ser levada para a Assembleia Geral de Sócios.

TRANSMISSÃO
Após uma longa novela e muita negociação, o acordo para transmissão da Série B 2024 foi fechado ontem, restando dois dias para o início do Brasileirão. Com o novo arranjo, o torneio será televisionado por seis plataformas diferentes. Na TV aberta, os jogos passarão na: Globo, Band e TV Brasil. Na TV fechada, serão no Sportv e Premiere, enquanto o Canal Goat transmitirá no Youtube. As cotas de cada clube devem girar em torno de R$ 11 milhões.