Fãs reverenciam legado do ídolo Ayrton Senna No dia do 30º aniversário da morte do piloto, ontem, várias homenagens foram realizadas no Brasil e no circuito de Ímola (ITA), local do acidente fatal em 1994

Publicação: 02/05/2024 03:00

O Brasil lembrou ontem o 30º aniversário da trágica morte do piloto Ayrton Senna, único esportista nacional com praticamente o mesmo prestígio e respeito que o Rei Pelé. Tricampeão da Fórmula 1 e considerado o melhor piloto brasileiro da história, Senna morreu aos 34 anos em 1º de maio de 1994 no circuito de Imola (Itália) após perder o controle da sua Williams e bater contra um muro de concreto.

Centenas de pessoas foram cedo ao cemitério Parque Morumby, em São Paulo, onde Senna foi sepultado, e depositaram flores, fotos e bandeiras brasileiras em seu túmulo, localizado sob uma enorme árvore. No circuito de Interlagos, na cidade de São Paulo, onde o piloto venceu em 1991 e 1993, milhares de atletas, torcedores e admiradores participaram das corridas que lembram sua morte todos os anos.

Na Europa, foi realizada no circuito de Ímola uma cerimônia em memória de Senna e de seu colega austríaco Roland Ratzenberger, falecido um dia antes do brasileiro em outro acidente. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve presente em um evento que contou também com a presença de seus homólogos da Áustria, Alexander Schallenberg, e da Itália, Antonio Tajani, entre outras personalidade.

“Há 30 anos, dois jovens perderam tragicamente a vida em Ímola. Juntamente com meus colegas do Brasil Mauro Vieira e da Itália Antonio Tajani, hoje homenageamos Roland Ratzenberger e Ayrton Senna. Que sua memória inspire a todos nós através do poder unificador do esporte!”, escreveu Schallenberg no Twitter.

EXPOSIÇÃO
Depois de passar por diversas cidades brasileiras, a exposição itinerante “Eu, Ayrton Senna da Silva” abrirá suas portas no Rio de Janeiro. A exposição, com a voz de Senna recriada por inteligência artificial guiando o público, ajuda a entender melhor sua trajetória como piloto e sua vida pessoal. (AFP).