STF confirma Sport como o único campeão Leão teve novo parecer favorável no Supremo Tribunal Federal, que ratificou mais uma vez o título brasileiro de 1987 do rubro-negro pernambucano

JEFFREY VILA NOVA

Publicação: 18/05/2024 03:00

O Sport foi reconhecido, mais uma vez, único e legítimo campeão brasileiro de 1987. Foi o que decidiu a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta (17) em votação virtual. Os ministros André Mendonça e Edson Fachin acompanharam o voto do relator Dias Toffoli, que abriu a votação dia 10 de maio. Ontem era o último dia para o parecer dos ministros.

Essa foi a terceira vez que o STF ratificou o Sport como sendo o único campeão de 1987. A primeira foi em 2017 e a segunda, no ano passado. A decisão ainda cabe recurso, o que faria a votação ir a plenário.

O Flamengo tenta há quase 40 anos também ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987, mas perdeu em todas as esferas jurídicas. Sport e Guarani foram designados pela CBF como campeão e vice de 1987, decisão ratificada pelo judiciário.

O presidente do Sport, Yuri Romão, encarou com naturalidade mais um parecer favorável. “Recebi com naturalidade mais uma decisão do STF. A justiça vem senso feita desde o ano da nossa conquista 1987. Cumprimos o regulamento e vencemos no campo e na bola. Depois tudo foi ratificado pelos tribunais e pela Fifa. Disputamos a Libertadores do ano seguinte. Não tenho dúvidas que sempre será ratificado a cada vez que for pleiteado. O Sport é e sempre será, frise-se, o único Campeão Brasileiro de 1987”, disse o mandatário rubro-negro.

SÉRIE B

Dentro de campo, o Leão tem mais um desafio pela Série B. Os comandados de Mariano Soso recebem o Avaí, de Gilmar Dal Pozzo (ex-Náutico e Sport), neste sábado (18), às 21h, na Arena de Pernambuco, pela 6ª rodada da competição. A dúvida na escalação segue entre Alan Ruiz, Titi Ortiz e Barleta.