HOMENAGENS » O Papa e as camisas do Leão e Timbu

GABRIEL FARIAS

Publicação: 22/04/2025 03:00

Francisco chegou ser presenteado por torcedores de PE (REPRODUÇÃO/ REDES SOCIAIS / MARCELO PROTÁZIO E SPORT RECIFE)
Francisco chegou ser presenteado por torcedores de PE

A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, ontem, também repercutiu e mobilizou os clubes de futebol do mundo inteiro. Em Pernambuco, Sport, Náutico e Santa Cruz usaram as redes sociais para prestar homenagens ao pontífice, reconhecido não apenas por sua liderança religiosa, mas também por sua paixão declarada pelo esporte.

Francisco era torcedor do San Lorenzo, clube argentino e campeão da Copa Libertadores. Ao longo de sua trajetória, o papa sempre se mostrou próximo ao esporte mais popular do planeta e até chegou a receber camisas de Sport e Náutico.

Em novembro de 2013, no primeiro ano de pontificado, Francisco recebeu do alvirrubro e padre Marcelo Protázio, de Garanhuns, uma camisa do Náutico. Em 2024, o torcedor Carlos André Silva de Moura presenteou o Papa Francisco com uma camisa personalizada do Sport, contendo o nome do pontífice e o número 2013, em alusão ao ano de início da trajetória no principal posto da Igreja Católica.

HOMENAGENS
Os clubes do Trio de Ferro utilizaram as redes sociais para enviarem as condolências ontem. O Sport relembrou as oportunidades em que a camisa do clube pôde chegar às mãos de Francisco.

O Santa Cruz reforçou o legado deixado pelo papa Francisco e sua imagem como figura de fé para a humanidade.  

O Náutico também utilizou a imagem de Francisco com a camisa do clube e citou a relevância do papa nos 12 anos de pontificado.

O Papa Francisco era torcedor declarado do San Lorenzo, clube da Argentina.