Polícia Civil investiga ataque ao Ferroviário Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva vai apurar o ato de vandalismo contra o ônibus que transportava a delegação após jogo contra o Santa Cruz

PAULO MOTA

Publicação: 03/06/2025 03:00

Veículo teve o vidro trincado, mas ninguém se feriu no incidente domingo passado (REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS)
Veículo teve o vidro trincado, mas ninguém se feriu no incidente domingo passado

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva – DPRIE, vai investigar a depredação causada ao ônibus do Ferroviário. O veículo foi alvo de uma pedrada quando transportava a delegação da equipe cearense, após o jogo do último domingo (1/6) contra o Santa Cruz, no Arruda, pela 7ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. 

Segundo relatos do Ferroviário, uma pedra foi arremessada contra o ônibus, que transitava pelo bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, em direção ao hotel. O ataque não deixou feridos, mas gerou preocupação entre os membros da delegação cearense. A direção do Ferroviário e a Federação Cearense de Futebol (FCF) manifestaram indignação e cobraram providências imediatas.

Vale a pena lembrar que, em 2024, outro time cearense, o Fortaleza, também sofreu um atentado, após jogo contra o Sport pela Copa do Nordeste. O veículo que levava a delegação da Arena de Pernambuco até o hotel, foi atacado com pedras e bombas caseiras por torcedores da principal organizada do Leão na BR-232.  

“Sobre o incidente com a delegação do clube Ferroviário, após o jogo contra o Santa Cruz, na tarde do domingo (1°), um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva – DPRIE. O procedimento visa apurar o dano/depredação causado no ônibus do time cearense”, disse a Polícia Civil em nota. 

Já a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que “a escolta estava sendo realizada conforme planejamento operacional e contava com equipes do Batalhão de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (Cipmoto) e do Batalhão de Polícia Montada (RPMon). Nas proximidades do Mercado da Encruzilhada, no Recife, uma pedra foi arremessada em direção ao ônibus da equipe, um vidro ficou trincado, mas ninguém se feriu. Após o fato o ônibus seguiu viagem sem novos incidentes”. 

SANTA CRUZ 

O Santa Cruz também se pronunciou ontem através de nota oficial, condenando o ataque ao ônibus do Ferroviário no último domingo. O clube repudiou o ato e classificou o ocorrido como um episódio isolado. 

“Somos um clube de combate histórico e permanente à violência, portanto, condenamos o ato”, diz trecho do comunicado divulgado nas redes oficiais do clube. A diretoria tricolor também informou que representantes do clube visitaram o hotel onde o Ferroviário estava hospedado.