A dor de Israel, fora de ação na Série D Em vez do esperado retorno aos gramados, duro diagnóstico indicou a necessidade de cirurgia para lateral do Santa se curar de uma hérnia de disco

PAULO MOTA

Publicação: 24/07/2025 03:00

Israel lamentou bastante a ausência na reta final (RAFAEL VIEIRA/DP FOTO)
Israel lamentou bastante a ausência na reta final
Lamentação e preocupação no Santa Cruz. Um dos principais jogadores do time na Série D do Campeonato Brasileiro está fora da competição: o lateral-direito e polivalente Israel. Enquanto a torcida esperava uma confirmação da sua volta à equipe, veio o duro diagnóstico. O agravamento de uma hérnia de disco, que agora exige cirurgia e um período estimado de recuperação de três meses. Mas o que aconteceu para essa reviravolta?

Israel sentiu as primeiras dores na região lombar ainda na estreia do Santa Cruz na Série D, no dia 20 de abril, diante do Treze-PB, quando marcou o gol da vitória coral por 1 a 0. Após exames de imagem, foi diagnosticada uma hérnia de disco. O atleta iniciou tratamento conservador com o departamento médico do clube e conseguiu retornar aos gramados, atuando em mais cinco partidas como titular e sendo um dos principais destaques quando esteve em campo.

No entanto, após a vitória contra o Ferroviário-CE, no dia 1º de junho, seu último jogo até aqui, Israel voltou a sentir dores intensas e foi novamente afastado. Inicialmente, a previsão era de um retorno em 15 dias. Posteriormente, o clube optou por preservar o jogador, com a justificativa de que estaria sendo poupado para os confrontos do mata-mata.

Porém, na última semana, o quadro se agravou: o lateral sofreu um episódio de paralisia temporária nas pernas, sendo encaminhado ao hospital com urgência. Submetido a nova ressonância magnética, foi constatado o agravamento da hérnia.

O QUE DIZ O SANTA
Diante da evolução do caso, o médico do clube, o Dr. Antônio Mário Valente, optou por intervenção cirúrgica. “Realizamos todo o protocolo fisioterápico de reabilitação e fortalecimento, passo a passo. Infelizmente, Israel não apresentou melhora. Por se tratar de uma condição neurológica, a cirurgia se tornou inevitável”, explicou.

Israel, por sua vez, se manifestou nas redes sociais, lamentando a ausência no momento decisivo do campeonato. “Infelizmente, estarei fora dos próximos jogos. Sinto muito por não poder ajudar dentro de campo nesse momento decisivo, mas sigo tranquilo por saber que sempre dei meu máximo. Estarei junto com o grupo no dia a dia, torcendo e apoiando, com a certeza de que vamos conquistar o acesso”, concluiu.

Sem Israel, o técnico Marcelo Cabo vai optar entre Toty e Yuri Ferraz. Os dois não estão rendendo bem na posição.