479 ANOS » Olinda tem festa na Cidade Alta

Publicação: 13/03/2014 03:00

Bolo de 40 quilos homenageava o artista plástico Bajado (RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS)
Bolo de 40 quilos homenageava o artista plástico Bajado
Quem foi conferir a comemoração do aniversário de 479 anos de Olinda, no início da noite de ontem, pôde notar uma fila de pessoas que começava na frente da prefeitura, na Cidade Alta, e descia até o Mosteiro de São Bento. Era gente que esperava pacientemente por um pedaço do bolo de chocolate de 40 quilos, cuja cobertura lembrava as obras do artista plástico Bajado, grande homenageado do carnaval 2014 de Olinda.

“Para mim, o aniversário da cidade é o dia que marca o fim do carnaval. Todo ano venho e trago meu filho, Gabriel, de 10 anos”, comentou a funcionária pública Maria das Graças, 45 anos, nascida e criada em Olinda.

Além do bolo, ela e o pequeno Gabriel tiveram à oportunidade de assistir a apresentação do coral Encanto de Olinda, composto por 80 crianças e comandado pela maestrina Adriana Nascimento. O grupo é formado por crianças de 6 a 12 anos que participam de programas e projetos sociais da prefeitura, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Um repertório especial foi montado para a ocasião, com frevos clássicos de compositores como Getúlio Cavalcanti, Capiba, Nelson Ferreira e Alceu Valença, que fez show nas comemorações do aniversário de 477 anos do Recife, na Praça do Arsenal.

Logo após a apresentação do coral, a banda Bonina, que nasceu na Marim dos Caetés e é formada por cinco mulheres, fechou a noite. O setlist do show foi montado pensando na festa. Foram 12 músicas de compositores da região, como Isaar, Ave Sangria, Tiné e Juliano Holanda.

Religiosidade
As comemorações do aniversário de Olinda começaram às 6h, com um repique de sinos das igrejas do Sítio Histórico.