Caminho livre para a obra

Publicação: 07/03/2013 03:00

O início e o fim da Via Mangue estão em obras com a construção da alça da Ponte do Pina e dos elevados na Antônio Falcão. O sistema viário terá 4,75 quilômetros de extensão. Desses, quase um quilômetro fica dentro do terreno do aeroclube. Com a liberação da área, o canteiro de obras, que já está instalado na frente do aeroclube para a construção da ponte que margeia o mangue, vai avançar para a pista de pouso e decolagem. É lá que passará parte do traçado da via.


A obra estava prevista para ser finalizada em setembro de 2013, mas teve a conclusão adiada para abril de 2014, ainda na administração de João da Costa. O prefeito Geraldo Julio trabalha com o enxugamento do prazo para dezembro deste ano. “A liberação do aeroclube nos deixa mais tranquilos em relação ao prazo que o prefeito pediu. Na verdade, o trecho que vai passar pelo aeroclube é de menor complexidade”, revelou o secretário de Infraestrutura do Recife, Milton Mota.


O projeto inclui a construção de quatro viadutos, oito pontes e as duas alças de ligação e alargamento da Ponte Paulo Guerra. A via, que será uma alternativa de tráfego para a Zona Sul, é também uma condição para que o governo do estado dê prolongamento ao corredor Norte/Sul pela Avenida Domingos Ferreira até o Terminal de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. A previsão é que a obra viária retire o maior volume de tráfego existente hoje na Domingos Ferreira (cerca de 57 mil veículos por dia) e ceda lugar a uma avenida praticamente para o transporte público. O sistema viário será composto de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia.