Grande vencedor do Prêmio Urbana

Publicação: 19/04/2013 03:00

Ed Wanderley, Tânia Passos e Wagner Oliveira (BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS)
Ed Wanderley, Tânia Passos e Wagner Oliveira
O grande prêmio é do Diario de Pernambuco. Ontem, a jornalista Tânia Passos obteve a nota mais alta, com a reportagem Metrópole em movimento, dentre os ganhadores que concorriam ao Prêmio Urbana de Jornalismo – Engenheiro Pelópidas Silveira, que trata sobre a mobilidade no estado. O prêmio foi entregue no restaurante Spettus, no Derby.

A mesma reportagem, produzida e editada pelo editor executivo Paulo Goethe, venceu a categoria Série. Os jornalistas Wagner Oliveira e Ed Wanderley também levaram o troféu nas categorias Matéria Especial Impressa e Internet.

A série de reportagens Metrópole em movimento, publicada em julho do ano passado, abordaram o tema da mobilidade a partir de um comparativo entre o Recife e cidades brasileiras como Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e da América Latina, como Bogotá, na Colômbia.

Para Tânia, as matérias contribuem para um maior debate sobre os problemas das cidades e a necessidade de melhorias, além de ampliar a participação da sociedade. Tânia também venceu a categoria Internet com a matéria Mobilidade na palma da mão, feita em parceria com o jornalista Ed Wanderley. “Nosso trabalho mostra como os dispositivos móveis podem mudar a cultura do povo e a realidade urbana”, explicou Ed Wanderley.

A reportagem Máfia das Carteiras, publicada em março de 2012, denunciou um esquema de venda ilícita e uso indevido de carteiras de livre acesso nos coletivos. A matéria, segundo Wagner Oliveira, motivou uma investigação da polícia.