Diario vence Prêmio Sinduscon Reportagens Ser Urbana e #Cidades Possíveis ganharam em duas categorias

Publicação: 08/12/2013 03:00

Ed Wanderley e Tânia Passos, de Ser Urbana, e Ana Cláudia Dolores, de #Cidades Possíveis, receberam prêmio na sexta (BERNARDO DANTAS/DP/D.A PRESS)
Ed Wanderley e Tânia Passos, de Ser Urbana, e Ana Cláudia Dolores, de #Cidades Possíveis, receberam prêmio na sexta

O Diario de Pernambuco saiu vencedor de duas categorias do 16° Prêmio Sinduscon de Jornalismo, que destaca as melhores reportagens na área de construção civil e urbanismo no estado. Na categoria webjornalismo, o trabalho contemplado foi o especial multimídia Ser Urbano, dos repórteres Ed Wanderley e Tânia Passos, enquanto na categoria Impresso - Série ou Caderno Especial, foi a vez de #CidadesPossíveis, da jornalista Ana Cláudia Dolores.

A reportagem Ser Urbano foi publicada no último dia 26 de setembro e mostrou como os índices de desenvolvimento econômico da Região Metropolitana do Recife nem sempre se traduz em bem-estar para a população na metrópole considerada a que apresenta a maior desigualdade social do Brasil. O trabalho foi pautado por uma pesquisa inédita que definiu o chamado “Índice de Bem-Estar Urbano” (Ibeu) nas 15 maiores metrópoles do país e mostrou os contrastes urbanos quanto à mobilidade, infraestrutura, condições de moradia e de sustentabilidade ambiental na RMR.

A série #CidadesPossíveis foi publicada entre os dias 10 e 14 de março deste ano e discute como as soluções urbanísticas encontradas pelas cidades colombianas de Bogotá e Medellín podem ser aplicadas no contexto do Recife, de forma a contribuir para a superação de problemas históricos enfrentados pela capital pernambucana. O projeto, que também teve versão online no site do Diario, também venceu o Prêmio CNT, o Grande Prêmio CBIC e recebeu menção honrosa no Prêmio de Mobilidade Sustentável.

A entrega do Prêmio Sinduscon de Jornalismo, um dos mais antigos em Pernambuco, foi realizada na noite da última sexta-feira (6), no Arcádia Paço Alfândega, no bairro do Recife. Um total de 39 trabalhos concorriam ao título em cinco categorias. Entre os membros da comissão julgadora estão o diretor da TGI Consultoria, Francisco Cunha, e a jornalista Elayne Lira, editora da revista Construir Nordeste.