Prefeitura sanciona Passe Livre Catorze mil estudantes da rede pública de ensino do Recife poderão andar de ônibus de graça. Cada um terá direito a 70 passagens por mês

Publicação: 29/07/2014 03:00

Lideranças estudantis acompanharam ontem a assinatura da lei pelo prefeito Geraldo Julio, na sede da PCR (ANDREA REGO BARROS/PCR)
Lideranças estudantis acompanharam ontem a assinatura da lei pelo prefeito Geraldo Julio, na sede da PCR
Até o fim do mês de outubro, cerca de 14 mil estudantes da rede pública de ensino do Recife estarão utilizando os cartões eletrônicos do Passe Livre. A iniciativa da Prefeitura do Recife (PCR) vai beneficiar alunos do 6º ao 9º ano com 70 passagens por mês para que eles possam ir e voltar da escola, além de se locomover nos finais de semana para lazer.

A lei que trata do benefício foi sancionada ontem pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio. Segundo a PCR, R$ 1,053 milhão será investido por mês para a manutenção do projeto.

De acordo com o cronograma apresentado ontem, no mês de agosto os alunos serão cadastrados para ter direito ao cartão de passagens que será confeccionado no mês de setembro. Os primeiros cartões começarão a ser entregues em outubro.

“Com essa iniciativa vamos reduzir a evasão escolar, ajudar na economia das famílias e ainda estimular os alunos e irem à escola”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. Os acompanhantes de estudantes deficientes também terão o benefício garantido, após comprovação.

O presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), Jairo Marques, ressaltou que a conquista do Passe Livre é um grande avanço. “Há 70 anos os estudantes lutavam pelo Passe Livre. Essa é uma conquista histórica e estamos muito felizes por saber que a prefeitura entende a importância desta reivindicação. Além do direito de ir e vir da escola, o estudante poderá usar o cartão para diversão e cultura, o que também é uma forma de aprendizado”, ressaltou Marques.

Sistema
O secretário de educação, Jorge Vieira, ressaltou que outra novidade é que os estudantes carregarão o cartão eletrônico nos ônibus, e não nas escolas. “Os alunos terão os cartões recarregados automaticamente quando entrarem nos coletivos no início de cada mês”, explicou.

“O compromisso de governo do prefeito que era a implantação do Passe Livre no Recife já aconteceu. Agora vamos emitir um regulamento detalhado, descrevendo a utilização e regras do benefício”, acrescentou.

O número de passagens aumentou de 44, previsto inicialmete, para 70. No Projeto de Lei enviado pelo Executivo estava previsto o aumento. O investimento mensal da Prefeitura do Recife será menor do que o divulgado anteriormente, que era de R$ 1,7 milhão calculados inicialmente.