MPF concede folga a servidor de bike Portaria garante um dia de folga aos funcionários que se deslocarem de bicicleta ao trabalho por no mínimo 15 dias úteis por mês

Publicação: 28/02/2015 03:00

A servidora do Ministério Público Federal em Pernambuco Roberta Duarte, 33 anos, ganhou mais um incentivo para ir trabalhar de bike. A partir de segunda-feira, os funcionários que se deslocarem de bicicleta ao trabalho por no mínimo 15 dias úteis por mês poderão ter um dia de folga. O direito foi garantido pela portaria 46/2015, publicada na quarta-feira. A iniciativa foi do procurador da República Rafael Ribeiro Nogueira Filho. Segundo ele, a medida é inédita entre as procuradorias do país.

“Em janeiro eu comecei a ir de bike para o trabalho três dias por semana, da Torre para o Espinheiro. Um amigo me inspirou e é a maneira que encontrei para me exercitar também, já que não tenho tempo. Essa decisão me deu um estímulo a mais para continuar a usar a bicicleta no deslocamento para o órgão”, conta Roberta. Segundo ela, antes disso ela não praticava qualquer atividade física. “Agora, é criar experiência com o trânsito. Estou perdendo o medo aos poucos e vendo o Recife sob outro prisma.”

Para dar maior conforto aos ciclistas, um vestiário foi construído para as pessoas tomarem banho antes de iniciar o expediente. A Procuradoria da República em Pernambuco recomendou aos iniciantes a realização de consulta médica antes de adotar a bicicleta como meio de transporte, uso de equipamento de segurança e atenção às regras de trânsito.