Arquidiocese incentiva caça ao mosquito Aedes Pastoral da Saúde, patrocinada pelo Banco do Brasil, dará prêmio para comunidades mais eficientes no combate ao mosquito

Publicação: 16/12/2015 03:00

Dom Fernando Saburido anunciou ontem a campanha SOS Microcefalia. As 120 paróquias estão mobilizadas (JULIO JACOBINA/DP)
Dom Fernando Saburido anunciou ontem a campanha SOS Microcefalia. As 120 paróquias estão mobilizadas
A Arquidiocese de Olinda e Recife lançou, ontem, o Prêmio Pastoral da Saúde para estimular pessoas, comunidades e empresas do setor público a desenvolver práticas comunitárias inovadoras no combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo o coordenador da Pastoral da Saúde, Vandson Holanda, o edital está em fase de finalização mas estará disponível ainda este ano, através do site www.arquidioceseolindarecife.org. A premiação será na última semana da Campanha da Fraternidade, que trará em 2016 temática ligada ao meio ambiente.

“Enquanto igreja, temos disposição para colaborar, através da mobilização de 120 paróquias da nossa Arquidiocese, no combate ao mosquito. Inclusive, essa rotina fará parte das celebrações litúrgicas, trazendo o tema para discussão junto à população”, explica o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. No lançamento do Plano de Mobilização contra o Mosquito Aedes aegypti, Saburido anunciou a criação de uma secretaria executiva da Pastoral da Saúde no Recife e de uma agenda permanente.

“Haverá dedicação exclusiva até março de 2016 para articulação comunitária e de outros organismos da sociedade e do campo da saúde. Entre as atividades, estão os mutirões, uma parceria com a Secretaria de Saúde dos municípios e do estado para treinar agentes e voluntários numa legião de anjos que atuarão no combate ao mosquito. Um exemplo de prática inovadora seria um sábado da faxina envolvendo crianças, ou uma horta caseira, comunitária são outros exemplos”, diz Vandson Holanda.

Segundo ele, as práticas inovadoras precisam ser realizadas dentro do território do estado mas as ideias não precisam necessariamente serem originárias do estado. “Estaremos disponibilizando em nosso site projetos de outros estados que podem ser usados por voluntários em Pernambuco. Não precisa ser uma pesquisa científica. Queremos promover ações simples. A ideia é ganhar a guerra contra o mosquito”, completa Vandson, da Pastoral da Saúde. Para ser um dos voluntários da campanha, basta entrar em contato com a arquidiocese através do telefone (81) 3271.4270
A Arquidiocese de Olinda e Recife também lançou a campanha SOS Microcefalia PE, em parceria com o Banco do Brasil. Foi criada uma conta bancária nessa instituição financeira para arrecadar recursos a serem utilizados pela igreja em ações comunitárias de combate ao Aedes aegypti e para que os voluntários possam ir ao encontro das pessoas com pouco acesso à informação.

O número da agência do Banco do Brasil é 2802-9 e a conta corrente é a 10.00.10-1. “Essas doações são necessárias para apoiar a nossa campanha, sobretudo no interior.  Também temos parceria com o estado na impressão de panfletos”, disse.