BANCOS » Sindicato apresenta balanço de crimes

Publicação: 21/01/2017 03:00

Sete agências bancárias foram alvos de bandidos em Pernambuco nos 20 primeiros dias deste ano, segundo o Sindicato dos Bancários. Em todo 2016, foram registrados 346 casos de violência contra instituições financeiras. As ações aconteceram em 56 dos 184 municípios e a região do Agreste foi a mais afetada.

O sindicato, que apresentou um levantamento dos crimes, acredita que somente iniciativas tomadas pelos bancos, pelas prefeituras e pelo governo do estado poderiam eliminar os assaltos e arrombamentos em agências bancárias, agências dos Correios, terminais eletrônicos e carros-fortes. Do total das investidas violentas do ano passado, 250 foram arrombamentos e explosões.

Ao todo, 176 foram contra caixas eletrônicos em locais públicos, 28 em agências dos Correios e 46 aconteceram em agências bancárias. Além disso, 404 equipamentos usados pelos seguranças foram roubados durante essas abordagens. “Somente de armas, os bandidos levaram 157 itens. Também foram roubados coletes e munições”, contou a presidente do sindicato, Suzineide Rodrigues. Ela ressaltou que a violência tem causado problemas à saúde dos trabalhadores e clientes.

A Polícia Civil informou que fez investimentos no setor de inteligência para reprimir as ações criminosas contra bancos e segue trocando informações com outros estados. Ressaltou ainda que aumento de três para sete o número de delegados que investigam esse tipo de crime no estado e que somente na primeira quinzena de 2017 sete pessoas envolvidas em roubos a bancos foram presas. Em 2016, a polícia desarticulou 15 quadrilhas e prendeu 110 criminosos.