União para resgatar uma joia do barroco Custeada com R$ 300 mil arrecadados junto aos fiéis, altar de Nossa Senhora da Luz está sendo restaurado na Basílica do Carmo, no Centro do Recife

Thamires Oliveira
Especial para o Diario
Local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/01/2017 03:00

O projeto de preservação da Basílica do Carmo, no bairro de São José, entrou em nova etapa, a do restauro de um dos seus oito altares. As obras se dão no altar de Nossa Senhora da Luz, sétimo a receber intervenção. Com traços arquitetônicos barrocos, a peça data de 1883. Essa fase da obra deve ser finalizada até julho e custará R$ 300 mil, arrecadados com participação dos fiéis.

Nossa Senhora da Luz é a representação de Maria no momento em que apresentou Jesus no templo, 40 dias após o nascimento. No braço esquerdo, Maria carrega o menino no braço e, na mão direita, uma vela, que representa o papel de Jesus como luz do mundo. Esculpida em madeira, com traços refinados, tem 1,78 metro de altura. Sua pintura é em policromia tem partes revestidas com folhas de ouro. Iniciada em outubro de 2016, a restauração segue lentamente, com a participação de sete pessoas. Sobre a superfície do arco de pedra que envolve o altar será feita pintura marmorizada, que imita a textura do mármore.

“Estamos reconstituindo a configuração da pintura decorativa originalmente aplicada sobre a cantaria (pedra entalhada), a partir de fragmentos remanescentes. Nas áreas onde existem lacunas ou desgaste será aplicada tinta compatível com a original”, explicou a arquiteta Simone Arruda.

Apesar da ação do tempo, o altar está em bom estado. O retábulo de madeira precisou ser desmontado e desinfestado. As áreas mais comprometidas estão sendo reconstruídas. Na pintura da imagem, a equipe encontrou diversas camadas de tintas aplicadas ao longo do tempo. “A primeira fase é decifrar o que chegou em nossas mãos, através dos sinais que a peça nos dá sobre sua trajetória histórica. A partir daí poderão ser tomadas as decisões sobre a apresentação final”, explica Simone. As áreas douradas, que apresentam grande desgaste, serão reintegradas e cobertas novamente com folhas de ouro. A mica, mineral dourado antioxidante e de custo mais acessível também será usado na reintegração do douramento.

A reforma começou em 1996. O alto custo da reforma é uma das maiores  dificuldades. O primeiro altar a passar por intervenções foi o de Santo Alberto, seguido pelo de Santa Teresinha, em 1998. Em seguida, o altar-mor foi restaurado em 2000. Também foram restaurados os altares do Santíssimo Coração de Jesus, São José, Sagrada Família e Nossa Senhora da Conceição.  O altar de Nossa Senhora da Luz deve ser concluído antes da festa de Nossa Senhora do Carmo.

Após a festa, deverá ser restaurado o último altar, de Nossa Senhora da Assunção. “Fizemos campanhas, eventos, bingos. O dinheiro vem sendo arrecadado com a ajuda do povo”, destacou frei Dácio de Azevedo, reitor da basílica.

História
  • Em 1665, o capitão Diogo Cavalcanti Vasconcelos deu início às obras de construção da Basílica de Nossa Senhora do Carmo do Recife
  • A construção da Capela Mor só recebeu licença real em 8 de março de 1687. As obras foram concluídas em 1767
  • A basílica apresenta características arquitetônicas que apontam para a fase de transição do barroco em que as igrejas de capelas laterais foram substituídas pelas de nave única, ladeadas por corredores.