Galo da Madrugada faz seu 40º desfile O maior clube de máscaras do mundo promete arrastar milhões de foliões pelas ruas do Recife neste sábado

Publicação: 25/02/2017 03:00

No Recife, sábado de Zé Pereira é sinômimo de Galo da Madrugada. O maior clube de máscaras do mundo vai desfilar pela 40ª vez pelas ruas da capital pernambucana depois de ter participado, pela primeira vez, das festividades de abertura do carnaval do Recife na noite dessa sexta-feira. Agora, é hora de sua majestade, o Galo, reencontrar milhões de foliões ávidos por frevo. No entanto, a tradicional alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho tem recebido muitas críticas nas redes sociais.

Desde o começo da manhã, o gigante do carnaval ocupa as ruas dos bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista e Bairro do Recife. Entre as atrações deste ano estão Gustavo Travassos, Marron Brasileiro, Geraldinho Lins, Asas da América, Almir Rouche, o homenageado Alceu Valença e o Maestro Spok. Outros artistas foram convidados e vão subir nos trios elétricos, como Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Maria Gadú e Chrigor.

Em 2017, o bloco sairá às ruas com o tema Alceu Valença e Jota Michiles - Guerreiros do frevo. Além de celebrar os 50 anos de carreira de Jota Michiles e os 70 anos de vida de Alceu Valença, o Galo lembrará o centenário de Chacrinha. “A escolha dos homenageados se deu pela grande representatividade que os dois (Alceu e Michiles) têm para o frevo e para o nosso carnaval. Além disso, as carreiras deles estão entrelaçadas. Michiles compôs grandes frevos, muito bem interpretados por Alceu Valença. Ambos levam a nossa música para todo o mundo”, explicou o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

Como manda a tradição, o desfile começa às 9h, depois da concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas. A primeira ala do bloco sai do número 751 da Avenida Sul no sentido Viaduto Capitão Temudo, retornando pela Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto). Ao todo, serão seis quilômetros percorridos em mais de nove horas de festa pelas ruas de quatro bairros do Recife. A dispersão da multidão deve acontecer por volta das 18h30 na Rua do Imperador.

Números
Por trás do maior bloco do mundo, um batalhão de pessoas trabalha para fazer o Galo da Madrugada brilhar. Cerca de quatro mil homens e mulheres atuarão na organização e animação do bloco. Cantores, músicos, dançarinos, diretores do Galo, seguranças, figurinistas, costureiras, passistas, entre outros, enfrentarão uma maratona para fazer os foliões se divertirem. Só na concepção das alegorias foram cerca de 40 profissionais, entre cenógrafos, pintores e artesãos, que trabalharam desde setembro. Outras 60 pessoas, entre costureiras, bordadeiras e estilistas, se mobilizam para a criação das peças do desfile.

Recife

Neste sábado…


Enquanto o Galo da Madrugada lota o Centro do Recife, o tradicional bloco Nóis Sofre Mas Nóis Goza promete levar mais frevo e animação ao bairro da Boa Vista. Criado em 1976, o bloco surgiu da extinta livraria Livro Sete, na Rua Sete de Setembro. A concentração acontece a partir das 12h, e a folia só deve acabar por volta das 18h.

No palco principal do carnaval do Recife, montado no Marco Zero, seis shows estão programados para não animar os foliões. As apresentações acontecem a partir das 20h e só devem terminar perto de o Sol raiar. Claudionor Germano, Orquestra Popular do Recife, Coral Edgard Moraes, Nena Queiroga, Lenine e Gaby Amarantos serão responsáveis por não deixar ninguém parado.

Das 16h deste sábado de Zé Pereira até a madrugada do domingo, uma extensa programação aguarda os foliões na Praça do Arsenal. As atrações são indicadas para todas as idades. Para as crianças (e adultos também), tem espetáculo de palhaços e passistas. Já os mais velhos não vão querer perder os shows de Getúlio Cavalcanti, Fabiana Pimentinha e Quinteto Violado.

As escolas de samba campeãs do carnaval 2016 voltam a desfilar para o público neste sábado. A apresentação é uma das atrações da chamada programação de chão do Marco Zero, no Bairro do Recife.

No domingo...

Um dos polos descentralizados do carnaval recifense, a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, vai receber na noite deste domingo shows de Almir Rouche - um dos homenageados do carnaval 2017 do Recife -, Só na Marosidade e Gaby Amarantos (foto). À tarde, haverá apresentações do bloco Flor de Eucalipto, afoxé Ogbom Obá e do Balé Folclórico de Jaboatão.

O Parque Dona Lindu e o Shopping Paço Alfândega serão polos infantis do carnaval do Recife. Neste domingo, o parque localizado em Boa Viagem vai receber um encontro de bois e ursos, com apresentações dos grupos Boi Faceiro e Urso Branco do Zé, entre outros. Aluizio do Acordeom e banda também vai animar o polo. No Paço Alfândega haverá show do Bailinho Maravilha Kids.

O polo descentralizado da Várzea deve lotar neste domingo com show da banda Titãs. A apresentação está marcada para encerrar a noite depois das passagens de Siba, Marron Brasileiro e Maracatu Leão do Norte da Várzea pelo palco montado na Praça da Várzea. O Bloco Carnavalesco Lírico Eu Quero Mais e a troça Cachorro do Homem do Miúdo também vão passar pelo polo.

O domingo será de samba no Marco Zero. Jorge Aragão e Leci Brandão são as principais atrações da noite. Belo Xis, Gerlane Lops, Patusco, Quintal de Crioulas, Ramos Silva e Telmo Santiago também vão se apresentar no palco principal da folia.

Na segunda-feira…

No Recife, a segunda-feira de carnaval é noite de pop rock. Titãs (23h40) e Jota Quest (1h30) são as atrações de peso no Marco Zero. Antes deles, também sobem ao palco Gustavo Travassos (21h) e a Orquestra Contemporânea de Olinda (22h20). Enquanto isso, na Praça do Arsenal, shows de Almir Rouche; Silvério Pessoa e Nando Cordel.

Já é tradição. Na segunda-feira de carnaval, os blocos líricos tomam conta das ruas do Bairro do Recife. Bloco das Ilusões, Batutas de São José, O Bonde, Flabelo Encantado, Bloco das Flores, Pierrot de São José e Bloco da Saudade são alguns dos que vão passar pelo Recife Antigo a partir das 17h30 levando poesia, música e cores para os foliões.

O polo infantil do Parque da Jaqueira vai ter show do Bita às 18h40. A programação começa às 15h30. No Parque da Macaxeira, o polo infantil recebe às 19h as Fadas Magrinhas. Já no Parque de Santana vai ter show do Tio Bruninho e Banda. Também tem programação para as crianças no Paço Alfândega, com orquestra de frevo e Companhia Fátima Freitas.

Nos polos descentralizados do carnaval do Recife, há opções para todo tipo de folião. No Cordeiro, haverá show de Jorge Aragão (23h50). Alceu Valença marcará presença no palco do Ibura de Baixo (23h50). O Maestro Spok levará frevo para a Lagoa do Araçá (0h).

Na terça-feira…

Como nos anos anteriores, o carnaval do Recife será encerrado com muito frevo no Marco Zero. André Rio, Charles Theone, Luciano Magno, Maestro Duda, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença darão o tom da festa. A partir das 3h  da quarta-feira, o Orquestrão de Frevo fará o tradicional arrastão.

O Rec-Beat, no Cais da Alfândega, vai encerrar a programação na terça-feira com apresentações do DJ Bernardo Pinheiro, Flaira Ferro & Wassab, Quartabê, Teto Preto, Inna Modja e Jards Macalé. A programação começa às 19h30.

A programação para crianças é vasta e espalhada por toda a cidade. Na Zona Sul, a opção é o Parque Dona Lindu, onde haverá shows das Fadas Magrinhas e Banda Maria Fulô. Na Zona Norte, o Parque da Jaqueira receberá show do Bita. Quem estiver no centro do Recife pode ir com os pequenos para o Paço Alfândega e acompanhar o bloco Balança Rolinha.

A banca caruaruense Fulô de Mandacaru encerra o carnaval do polo descentralizado do Ibura de Baixo, na Zona Sul do Recife. Liv Moraes será a última a subir no palco do polo de Chão de Estrelas. Jorge Aragão fecha a programação no Cordeiro, e o Maestro Forró & a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério encerram a festa no polo da Lagoa do Araçá.