PREVENÇÃO » Olinda vai reforçar segurança na orla

Publicação: 24/03/2017 03:00

A orla de Olinda terá reforço no sistema de segurança a partir deste fim de semana. O número de guardas municipais operando nas praias será duplicado, saltando de seis para 12. Também haverá a instalação, aos sábados e domingos, de uma central de monitoramento com câmeras e trabalho coordenado com a Polícia Militar, para coibir as investidas criminosas. A ação faz parte de uma operação de reordenamento da orla, entre Bairro Novo e Rio Doce, desencadeada pela prefeitura do município.

A central de monitoramento será instalada, a partir deste sábado, nas imediações da Praça Duque de Caxias, conhecida como a praça do quartel. O ônibus, equipado com três monitores, receberá as imagens captadas por 10 câmeras instaladas do lado de fora do veículo. Irão operar o serviço dois guardas municipais do lado interno e outros três do lado externo do ônibus. Os guardas terão o apoio de um veículo, duas motocicletas e um rádio para acionar a PM se necessário.

“A orientação que nos foi dada é usar a maior quantidade de meios para fazer um trabalho integrado com a PM. Nós resolvemos colocar a base, pois, além de ter visualização da área, teremos um ponto base para coordenar as ações”, explicou o secretário de Segurança Urbana de Olinda, o coronel Pereira Neto. A população também poderá se direcionar à base móvel caso perceba alguma ação ou identifique uma situação suspeita.

Nos fins de semana, os guardas municipais atuarão das 5h às 22h. Já durante os dias úteis, com equipe incrementada, eles atuarão das 5h às 8h e das 16h às 22h.