SANTA RITA » Praça de alimentação terá primeira parte entregue em maio

Mariana Fabrício
mariana.fabricio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 27/04/2017 03:00

Iniciada em 2014, com primeiro prazo de conclusão para até 180 dias, a obra de requalificação do Cais de Santa Rita, localizado no bairro de Santo Antônio, pode ser entregue, em parte, no começo de maio. Um dos espaços reservados aos vendedores ambulantes, localizado ao lado do terminal de ônibus, já está pronto e vai receber 40 vendedores que possuem cadastro na Prefeitura do Recife. A ideia é transformar o galpão em uma praça de alimentação popular, integrando o projeto de criar um centro de compras na área central da cidade, com o objetivo de reordenar o comércio informal daquela região.

Depois de trabalhar por mais de 20 anos com carteira assinada, a costureira Maria do Socorro Sales Costa, 73, montou uma barraca próximo ao Terminal de Ônibus do Cais de Santa Rita para vender refeições. Desde que a obra começou, ela vende café da manhã, almoço e jantar para a equipe que trabalha na construção do mercado. Cadastrada pela Prefeitura, ela espera ter um local mais limpo e organizado em que possa preparar as comidas que vende. “Por mais que a gente tome cuidado e faça as coisas com atenção, ainda assim está na rua. Precisamos desse suporte para trabalhar melhor”, afirmou.

O projeto criado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife pretende acomodar 500 ambulantes e dividir o espaço em departamentos como feira, prestação de serviço, sulanca e alimentos. A primeira alameda a ser entregue possui 817 metros quadrados, compostos por 40 quiosques com 4,3 metros quadrados cada.

De acordo com o planejamento da secretaria municipal, serão entregues duas praças de alimentação com a mesma estrutura.