SANHARó » Uma aposta no São João tradicional

Publicação: 23/05/2017 03:00

Resgatar as raízes do tradicional São João é a proposta da cidade de Sanharó, no Agreste, a 200 quilômetros do Recife. O município quer ter o “melhor São João do mundo”, uma vez que a vizinha Caruaru, tem a fama ter o “maior” São João do planeta. Os festejos em Sanharó começam no próximo dia 10 e seguem até 25 de junho.

Além de apresentações com artistas da terra, bacamarteiros e cocos mirins, estão programadas nomes como Gabriel Diniz, Jonas Esticado, Solteirões do Forró, Luan Estilizado, Calango Aceso e JS Santos. Os detalhes da programação da festa de São João serão divulgados na sexta-feira, durante um almoço no Restaurante Downtown Pier, no Bairro do Recife.

Sanharó, também conhecida como a terra do queijo, tem ainda roteiros para o turista, oferecendo passeios na área rural do município. Durante os festejos juninos, um dos pontos que podem ser visitados é a Gruta Esconde Negros, no distrito de Jenipapo. Lá existe um casarão antigo cujo subsolo abrigava uma senzala.

Ontem, o prefeito do município, Eraldo Oliveira, esteve no Diario e foi recebido pelo vice-presidente Maurício Rands. Oliveira divulgou a festa e o turismo da região. “Neste ano, vamos investir no São João mais tradicional. Montaremos um palhoção onde ocorrerão as apresentações a partir do dia 10 de junho”, explicou o gestor do município.

Segundo o secretário de Cultura, Arão Rafael, cada área da cidade terá sua quadrilha. “As roupas são produzidas pelas próprias comunidades”, explicou o secretário. A ADDiper e o Sebrae cederam uma unidade móvel onde funcionará um centro de artesanato. “A ideia é expor todo artesanato local”, informou.