SANTO AMARO » População discute novo plano urbanístico

Publicação: 23/08/2017 03:00

Uma audiência sobre o Plano Específico de Santo Amaro foi realizada ontem na Escola Estadual Ginásio Pernambucano. O projeto foi apresentado pela Secretaria de Planejamento Urbano e o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira aos representantes das comunidades que compõem a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS).

Membros das comunidades Sítio do Céu, Ilha de Santa Terezinha e Beco dos Casados temem desapropriações nas áreas. “Não queremos sair de Santo Amaro. Se alguma casa for tirada, que pelo menos seja relocada dentro do próprio bairro. Pedimos também a construção de creche próximo aos habitacionais, escola municipal e área de lazer para uso dos próprios moradores”, afirmou a artesã Marli Marques.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano Antônio Alexandre, haverá nova reunião para aprofundar o debate. “A construção do plano será feita com participação dos moradores, dependendo das áreas que serão requalificadas para que a população permaneça na sua região.”

As diretrizes do plano sugerem que 54% do território passem a ser de área pública, sendo 18% de área verde, 31% de circulação de pessoas e 5% de equipamentos públicos. O processo de escuta segue aberto. As pessoas interessadas em contribuir podem enviar suas sugestões até o dia 8 de setembro para icps@recife. “As proposições colocadas durante a audiência e que chegarem por e-mail serão analisadas para incorporação à proposta do plano”, explica Antônio Alexandre.