Unicap tem serviços gratuitos Programação especial inclui serviços de saúde, emissão de documentos, assistência jurídica, atividades esportivas e atrações culturais

Publicação: 24/10/2017 03:00

Treze polos com serviços gratuitos de saúde, emissão de documentos, assistência jurídica, lazer e esportes, além de uma seleção de food trucks e food bikes, funcionarão a partir de hoje na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), durante a 15ª edição da Semana de Integração, que será aberta com a conferência do superior geral dos Jesuitas, padre Anturo Sosa. O evento será realizado até o dia 27 no campus da Boa Vista. A programação inclui sessões de cinema, intervenções circenses, contações de histórias, apresentações musiciais e lançamentos de livros.  

De acordo com a professora Valéria Passos, coordenadora de Planejamento e Execução da 15ª Semana de Integração, o evento deste ano será em homenagem ao mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Todos os participantes estarão vestindo camisas com a cor rosa. “Essa semana é uma troca de saberes entre a comunidade e a academia. Teremos vários atendimentos e atividades gratuitas para a população. As pessoas pegarão as fichas antes de serem atendidas. Na edição do ano passado, cerca de 13 mil pessoas circularam no campus da Unicap por dia”, destacou a professora Valéria Passos.

Professores e alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia vão oferecer uma série de serviços gratuitos para o público. Os atendimentos vão de avaliação cardiopulmonar, drenagem facial, pilates, avaliação metabólica, avaliação cardiológica, reabilitação labiríntica, triagem auditiva e vocal, vacinação até testes de DST e HIV. Já o curso de psicologia realizará uma oficina sobre gênero e sexualidade e o curso de ciências biológicas terá uma mostra sobre animais marinhos perigosos e venenosos. Ainda na 15ª Semana de Integração haverá o polo de produtos orgânicos, que vai funcionar das 8h às 20h, ao lado da Biblioteca Central.

No polo cidadão, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) prestará serviço de orientação legal nas áreas dos direitos civil, do trabalho, previdenciário e do consumidor. O polo fará também uma ação social de doação de roupas destinadas à população em situação de rua, que acontecerá na quadra coberta do Colégio Liceu/Nóbrega, no dia 27, das 15h às 17h. Numa parceria com o CCJ, a Secretaria de Defesa Social fará emissão de carteiras de identidade e a Secretaria de Administração do Estado emitirá CPF, ambas com o limite de 50 vagas. Para participar, é preciso fazer o cadastro na própria Unicap antes de ser atendido.