SEGURANçA » Cidadania para combater a violência

Publicação: 22/11/2017 03:00

Thamires Oliveira
Especial para o Diario
thamires.oliveira@diariodepernambuco.com.br

Em um dia marcado por solidariedade, apresentações culturais e serviços gratuitos à população, a Secretaria de Defesa Social reativou o Núcleo de Prevenção à Violência (Nuprev), no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. O evento também marcou o início de uma parceria com a Faculdade Universo, que disponibilizará atendimentos de saúde no local, como acompanhamentos nutricionais e fisioterápicos, além dos serviços já oferecidos pelo posto, a exemplo de emissão de documentos, orientações jurídicas e acompanhamento de funcionários da Academia da Cidade. O Nuprev também se tornou um dos pontos de arrecadação de alimentos para a Campanha Natal Sem Fome.
Na inauguração foram oferecidos cortes de cabelo, atendimento do Detran-PE, da Defensoria Pública e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente, além de testes de glicemia, sífilis, hepatite e HIV, e emissão de identidades, certidões de nascimento e CPFs.
O estudante Edson Batista, 18 anos, foi ao núcleo tirar as segundas vias da identidade e da certidão de nascimento, que perdeu há algumas semanas, e aproveitou para retocar o visual com um corte novo. “Uma ação assim beneficia muita gente que não tinha condições de tirar os documentos. É muito importante para a população”, afirma. Já o cabeleireiro Misael Souza, 46 anos, decidiu tirar a segunda via da identidade, pois a foto do seu documento, tirada há 22 anos, já não se parece tanto com ele atualmente. “Se você quer fazer uma viagem com a foto antiga, não consegue. É importante renovar a imagem”, disse.
O Nuprev também está presente nas cidades de Salgueiro e Garanhuns. O modelo pretende prevenir a violência por meio da inclusão social e de mecanismos de cidadania. “Não se reduz a violência somente com a polícia repressiva, e sim com ações de integração entre polícia e comunidade. A reativação serve para que as localidades do entorno se empoderem e ocupem esse espaço”, ressaltou o gerente de prevenção e articulação comunitária da SDS, João Evangelista. A partir de 2018, a previsão da SDS é que ocorram eventos de cidadania a cada 15 dias para a expedição de documentos gratuitos e atendimentos de saúde.
A Campanha Natal Sem Fome arrecada todos os anos cerca de 200 toneladas de alimento, que são doados para famílias carentes. Os donativos são divididos entre pastorais da criança, associações espíritas e comunitárias. Também foram plantadas 11 mudas para o bosque da paz. “A solidariedade tem tudo a ver com prevenção à violência”, ressaltou o coordenador-fundador da campanha, Anselmo Monteiro.