Diario urbano

Publicação: 01/12/2017 03:00

Sinal de alerta

É bom vereadores e prefeitos pernambucanos ficarem atentos a projetos que falam em proibir, na grade curricular, debates sobre gênero nas escolas. Começou em Garanhuns, no Agreste, e pode se expandir para outros municípios recomendações do Ministério Público de Pernambuco para que não aprovem propostas assim. Na concepção do promotor Domingos Sávio Pereira Agra, tais iniciativas “pretendem censurar abordagens sobre gêneros”. E isso que não condiz com os ambientes escolares, destinados naturalmente ao debate. O promotor se fundamenta em decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que em junho suspendeu, através de liminar, projeto aprovado em Paranaguá, cidade paranaense. Um ponto da palavra do ministro deve ser anotado. Para ele, impedir o debate, sob o argumento de que se pretende impor a crianças e a adolescentes condutas homossexuais, compromete o acesso a “conteúdos pertinentes à sua vida íntima e social”. Está correto. Não é o debate equilibrado que fará se escolher a orientação sexual, mas a ausência pode favorecer a não compreensão do assunto.

À luz do dia
O que mais intriga os moradores de prédios vizinhos da Via Mangue, em Boa Viagem e no Pina, são os horários dos furtos do gradil de proteção da via expressa. Alguns ocorrem à luz do dia e os ladrões saem com as peças de metal na cabeça. Em caso recente, revelou uma educadora, a grade era conduzida por dois homens no começo da manhã.

Rota dos arrodeios
Passageiros da linha Vila do Ipsep se referem ao percurso dos ônibus como “a rota dos arrodeios”. O entra e sai de ruas e avenidas, traçados após a inauguração Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira, fazem alguns perderam a ideia de localização. No sentido subúrbio/cidade são 33 logradouros percorridos e 24 no sentido contrário.

Transversal escura
À noite, se pensar duas vezes, o pedestre evita andar na Rua Eduardo de Carvalho, uma das transversais da Rua Afonso Pena, em Santo Amaro. As lâmpadas da rede pública de iluminação estão apagadas e alguns imóveis se encontram em estado de abandono, com portas de janelas destruídas. A frente de alguns se tornaram banheiros públicos.

Farol manual
Quem dera os motoristas do Recife se espelhassem no carroceiro que ontem trafegava na Avenida Beberibe, no bairro de mesmo nome. Metros antes de sair da avenida para uma rua paralela, o carroceiro sinalizou o giro. O braço esquerdo cumpriu perfeitamente o papel dos faróis, alertando os condutores de motos e de automóveis que vinham atrás.

Topo do ranking
Dos cinco grupos com maior pontuação no Torneio Virtual de Ciência, promovido pelo Espaço Ciência, dois são de Itaíba, município do Agreste pernambucano. As escolas municipais Getúlio Vargas e a Frei João Pereira. Duas escolas da Região Metropolitana e uma do Sertão completam o ranking das cinco melhores pontuações.

Negócio justo
Para participar do workshop de Mindfulness, prática milenar oriental, no próximo domingo, basta contribuir com uma cesta básica e um brinquedo. As doações serão destinadas à Creche Lar de Paulo, em Água Fria. O workshop será conduzido por Felipe Lapa, em Casa Forte. Mais informações pelos telefones 3269-1748 e 99760-6383.`