GUERRA AO AEDES AEGYPTI » Hoje é dia de derrotar o mosquito Sextas-feiras de dezembro terão ações coordenadas em diferentes estados para promover a prevenção e garantir um verão sem epidemias de arboviroses

Publicação: 15/12/2017 03:00

Todo dia é dia de combater os focos do Aedes aegypti, mas as sextas-feiras ganharam protagonismo nessa luta. Durante o mês de dezembro, considerado chave nas ações de prevenção para garantir um verão sem epidemias de arboviroses, as sextas terão atividades em diversos estados brasileiros. A mobilização, que inclui visitas domiciliares, mutirões de limpeza e distribuição de material educativo, tem como objetivo manter baixos os índices de infestação e criar um círculo permanente de cuidado por parte da população.

Dados do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti mostram que 62% dos municípios estão com índices satisfatórios - menos de 1% das casas tem larvas do mosquito em recipientes com água parada. Por outro lado, 28,7% das cidades estão em alerta e 8,9% têm risco para presença de larvas em imóveis. Até o começo de novembro, o Recife apresentava risco médio, com 1,3% das residências com larvas em lugares com água parada. Pernambuco tem um total de 45 cidades em situação de risco, 88 em alerta e 50 em condição satisfatória.

Independentemente de cada cenário particular, a campanha Combate ao Mosquito 2017 dá ênfase à ação permanente. A meta de manter a população consciente leva em consideração, sobretudo, a chegada do verão, período mais favorável à proliferação do Aedes. Por isso, a escolha das sextas-feiras de dezembro para simbolizar essa luta. “O enfrentamento ao mosquito é prioridade do governo federal, por isso definimos um dia para essa grande mobilização. Isso demonstra o empenho e a preocupação no combate ao Aedes para que possamos evitar todas as doenças causadas por ele”, declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Com oito dias sem água para dia com água, a costureira Geraldina Silva, 68, precisa armazenar o líquido em três recipientes. “Limpo tudo. Deixo até a tampa dos vasos sanitários fechadas. Troco a água do cachorro todo dia”, elenca a moradora do Vasco da Gama. Mesmo tomando cuidados como vedar a caixa-d’água e lavar o reservatório, ela é surpreendida pelo Aedes. Durante visita de agentes de saúde ambiental e combate às epidemias, foram encontradas cinco larvas em sua casa.

“Dezembro é um mês de transição de estações. É um momento no Nordeste em que há tranquilidade para fazer intervenções e ser estratégico. A diminuição de 90% nos casos de arboviroses não pode gerar acomodação. É a ação agora que garante estarmos livres de uma epidemia mais na frente”, explica o gerente do Centro de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida.

Na capital, hoje é o Dia D no combate. Mais de 700 agentes estarão nas ruas realizando controle, palestras, atividades lúdicas e panfletagem. A mobilização será levada a escolas, terminais, avenidas e unidades de saúde. Também serão capacitadas 50 pessoas para as brigadas (grupos em empresas públicas e privadas que atuam na prevenção) no Hospital da Mulher.

Entenda

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti:

  • Tampe tonéis e caixas-d'água
  • Mantenha as calhas sempre limpas
  • Deixe garrafas sempre viradas para baixo
  • Mantenha a lixeira fechada
  • Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza
  • Não deixe água de chuva acumulada na laje
Arboviroses no Brasil
Dengue

  • 241 mil casos prováveis
  • 84% de redução em relação ao mesmo período de 2016
Chikungunya
  • 184 mil casos prováveis
  • 32% de redução em relação ao mesmo período de 2016
Zika
  • 17 mil casos prováveis
  • 92% de redução em relação ao mesmo período de 2016
*Dados até 18 de novembro
Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Recife e Secretaria Estadual de Saúde