IPVA terá redução média de 3% em Pernambuco Proprietários de veículos vão pagar mais barato em 2018, devido à redução no valor dos automóveis

Publicação: 15/12/2017 03:00

O governo de Pernambuco informou ontem que o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá redução média de 3% em 2018, em relação a 2017. Atualmente o estado tem uma frota total de cerca de 2,5 milhões de veículos, e a média leva em consideração os valores a serem cobrados a proprietários de diferentes categorias, como automóveis pequenos, ônibus, caminhões e motos.

De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (Fipe), o valor venal - estimativa que o poder público realiza sobre o preço de determinados bens, com intenção de estabelecer uma base para o cálculo de impostos - dos veículos caiu 3% em 2017, na comparação com o ano anterior.

No caso dos automóveis, a redução foi de 3,4%. Para caminhões, por exemplo, o preço diminuiu ainda mais - em média, 5,9%. As motos tiveram redução geral de 2,19% e a caminhonetes e utilitários 3,65%. Com isso, o valor do IPVA dos veículos usados também ficará menor, já que possui como base os preços divulgados na Tabela Fipe.

“A pesquisa foi feita em todo o país. No Nordeste houve redução média de 3%”, explicou o gerente do segmento de IPVA da Secretaria de Fazenda de Pernambuco, Neviton Borba.

Os contribuintes que fizerem o pagamento do tributo em cota única terão um desconto de 7% no valor. Os proprietários também podem optar pelo parcelamento em até três vezes. Os boletos de pagamento do IPVA estarão disponíveis no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) a partir do dia 2 de janeiro.

Os carros de passeio e motos respondem pela grande maioria da frota pernambucana, com cerca de um milhão de veículos em cada segmento. Em segundo ligar estão as caminhonetes e os veículos utilitários, com 238 mil unidades. Os caminhões são 77 mil e os ônibus e micro-ônibus 32 mil.

Os primeiros veículos a pagarem o IPVA 2018 serão os de placa terminando nos números 1 e 2. A cota única vence em 8 de fevereiro, assim como a primeira parcela. O segundo e o terceiro pagamento deverão ser feitos, respectivamente, nos dias 8 de março e 8 de abril.