O espírito natalino em forma de decoração Não há crise que impeça pernambucanos de embelezar ruas, casas e até ônibus

Wagner Oliveira
wagner.oliveira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 16/12/2017 03:00

Quem passa pela Praça da UR-11, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, fica surpreso com a árvore de Natal de 5,5 metros e com o presépio montado no espaço público. A ornamentação está no local desde o último dia 2 e só será retirada no primeiro domingo de janeiro de 2018. Há quatro anos, essa é rotina do conferente Edmilson José de Lima, 60, morador do bairro, todo mês de dezembro. Assim como ele, o motorista de ônibus Uiractan Batista, 49, conhecido no Recife por decorar o coletivo que dirige em épocas festivas, e os moradores da Rua Tupiniquins, no bairro de Santo Amaro, capricharam nas decorações natalinas que podem ser contempladas por toda a população.

Além da árvore que alegra crianças, adultos e idosos da comunidade, todos os anos Edmilson monta uma árvore em sua casa e outra na residência da sua mãe, também na UR-11. “Meu pai sempre montava árvores de Natal. Peguei esse gosto com ele”, revelou. Edmilson organizou toda a estrutura sozinho. Todos os dias, às 18h, ele ou um amigo que mora perto da praça acende as luzes da árvore e do presépio. O desligamento é feito por volta das 5h do dia seguinte. “Faço isso com muito prazer. As pessoas gostam de ver a decoração e minha família me apoia para montar a árvore. A estrutura dela é toda de barrotes de madeira, que são revestidos de tecidos verdes. Além disso, coloco laços vermelhos e CDs velhos para ornamentar e também o pisca-pisca”, destacou o conferente.

As viagens do coletivo de número 477, da linha Largo do Maracanã, da empresa Globo, são esperadas por muitos passageiros ao longo do caminho. O responsável por isso é o motorista Uiractan Batista, que enfeitou todo o coletivo que circula pelas vias recifenses de segunda-feira a sábado animando o percurso dos passageiros. “Faz 15 anos que deixo o ônibus decorado em épocas de festas. Faço isso no carnaval, no São João e no Natal. As pessoas gostam muito, dão parabéns, tiram fotos, filmam e ainda contribuem com a nossa caixinha de Natal. Essa é uma maneira da gente dizer aos passageiros que ainda existem motoristas que se importam com eles”, contou Uiractan.

O cobrador Manoel Vicente, 45, é colega de Uiractan. Juntos, vestem uma jaqueta vermelha e usam um gorro semelhante ao do Papai Noel. A dupla faz sucesso entre os passageiros. “Já conhecia o trabalho feito por Uiractan, mas essa é a primeira vez que estou trabalhando com ele. Está sendo muito legal. Os passageiros ficam alegres e quando passamos pelas ruas as pessoas nos cumprimentam, buzinam e aplaudem. Além disso, dentro do ônibus temos um rádio que toca músicas natalinas”, completa o cobrador.

A partir do dia 20, os dois funcionários distribuirão presentes doados pela empresa com os passageiros do coletivo. “É uma forma de deixar a viagem mais leve. Já temos tantos problemas, mas eles ficam aliviados quando entramos no ônibus. Está muito lindo”, disse a dona de casa Sandra Moura, 37, que esperava o coletivo no terminal na quinta-feira.