TRADIçãO » Pastoris abrem festas natalinas

Publicação: 16/12/2017 03:00

As apresentações dos grupos de pastoril Jardim da Alegria, Estrela Brilhante e Cavalo-marinho Boi Coroado marcaram a abertura da programação cultural de Natal, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, na noite da sexta-feira. Diante de um público reduzido, os grupos esbanjaram animação, encantando pessoas como a turista e psicóloga Sarah Hoffmann, 26 anos, e renovando a memória de Maria de Souza Melo, 87, ambas surpreendidas quando passeavam próximas do Cais. A primeira parte da programação prossegue até o domingo, sempre a partir das 18 horas. “Na Europa, o Natal é diferente, não tem tanto colorido, tanta música”, disse Sarah, do Grão-Ducado do Luxemburgo.

Para Maria de Souza Melo, a situação era diferente. Passeando com os filhos, Sarah Melo, 53, e Marcos Melo, 55, os três ouviram de longe o som do pastoril que ela passou a acompanhar do cais. “Não esqueço nunca. Gosto muito”, disse, enquanto se animava com os acordes do Pastoril Estrela Brilhante, que seria seguido pelo Pastoril Cavalo Marinho Boi Coroado, numa programação que incluía o cortejo com representantes de nove grupos de pastoris.

A programação da Fundação de Cultura Cidade do Recife prossegue no mesmo local, às 18 horas deste sábado, com a Companhia de Dança e Teatro 100% Show, Grupo Matulão de Dança e Guerreiros do Sol Nascente. No domingo, no mesmo horário, Pastoril Giselly Andrade, Balé Deveras e Agláia Costa Natal. Nos dias 23, 24 e 25, às 20 horas, o Marco Zero terá mais uma temporada do espetáculo Baile do Menino Deus.