IGREJA CATóLICA » Bispo auxiliar se despede do estado

Publicação: 23/01/2018 03:00

“O que é bom dura pouco”, brincou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, antes de iniciar a missa de despedida do vigário geral dom Antônio Tourinho Neto. Exatos dois anos e onze meses depois de se tornar bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, o baiano de Jequié retorna para seu estado de origem com a missão de se tornar o bispo da recém-criada Diocese de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. “Foi uma surpresa para mim”, disse Tourinho, pouco antes da celebração realizada na noite de ontem, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Presidida por dom Fernando Saburido, a missa de despedida contou com lideranças católicas de todo o estado, em um templo com capacidade para mil lugares, que ficou lotado. O arcebispo ressaltou o trabalho do ex-bispo auxiliar. “Ele conseguiu congregar as várias entidades religiosas e, como canonista, orientou em vários processos e no Tribunal Eclesiástico”, afirmou Saburido.

O fato de ser canonista foi citado como um dos motivos da designação do papa Francisco para que Tourinho Neto se tornasse bispo da Diocese de Cruz das Almas. Para ele, o maior desafio será comandar uma organização que, além de ser nova, abrange dez municípios desmembrados da Arquidiocese de São Salvador, com 17 paróquias e 19 padres. “Volto para a Bahia com um coração pernambucano”, disse, acrescentando ter aprendido muito com a arquidiocese e o arcebispo, que definiu como “um homem de fé, um maestro”. A posse de dom Antônio Tourinho Neto ocorrerá no próximo domingo, às 10h, na Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, futura catedral, em Cruz das Almas, numa celebração eucarística presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, com a presença de dom Fernando Saburido.