AFOGAMENTO » Buscas serão retomadas hoje

Cláudia Eloi
claudiaeloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/01/2018 03:00

O Corpo de Bombeiros suspendeu, no início da tarde e ontem, as buscas pelo estudante Arthur Vinício França de Oliveira, 14 anos, que desapareceu na última sexta-feira ao brincar com amigos e se afogar no Rio Beberibe, em Cajueiro, nas proximidades da comunidade Beira Rio. As buscas foram iniciadas no mesmo dia e seguiram durante todo o sábado, mas sem sucesso. Ontem, o serviço de resgate foi realizado pela manhã na foz do rio, nas proximidades do Recife Antigo. O trabalho estava previsto para continuar à tarde, mas foi suspenso. Segundo os bombeiros, a maré baixa e a pouca visibilidade, provocada pelo acúmulo de sujeira e dos dejetos de esgoto, impediram a continuidade do trabalho. A busca será retomada hoje, a partir das 8h.

Pela manhã, familiares de Arthur aguardavam por informações e lamentaram as falsas notícias que circularam na internet garantindo que o adolescente tinha sido encontrado com vida e estaria no Hospital da Restauração. Em outro post, segundo os parentes, foi publicado que o estudante tinha sido encaminhado para um hospital de Olinda. “A gente se dividiu e um grupo foi para Olinda e outro para Restauração, mas as informações não eram verdadeiras”, criticou a tia de Arthur, Jaqueline Martins de Oliveira, 36 anos.

A tia cuida do garoto junto com a avó, Luzitana Maria de Santana, 74, que está em estado de choque e à base de remédios, segundo os parentes. Jaqueline reclamou da suposta falta de empenho da (Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para ajudar na limpeza do local e facilitar as buscas. De acordo com ela, os funcionários da Emlurb foram ao local do acidente no sábado, mas não fizeram nada, alegando que havia muito lixo no local.

A assessoria da Prefeitura do Recife confirmou que uma equipe da Emlurb foi deslocada para auxiliar na limpeza da margem do rio onde ocorreu o acidente, mas contestou a denúncia de que nada foi feito. “O serviço foi realizado, sendo verificada a necessidade de ferramentas adequadas para apoiar os trabalhos que continuam na segunda-feira”, informou a PCR.

Afogamento
O acidente com Arthur aconteceu por volta das 13h da sexta-feira. Segundo os familiares, o adolescente costumava brincar no rio com outros garotos da comunidade. O estudante Cauã Cosme da Silva, 15, contou como tudo aconteceu. Ele explicou que quase dez adolescentes estavam tomando banho no rio e que Arthur pulou no meio deles dizendo que atravessaria para o outro lado, mas não conseguiu terminar o percurso. “Ele tentou atravessar, mas a correnteza estava forte. Ele subiu uma vez, desceu e não voltou mais”, explicou.