GRIPE » Campanha quer atingir 2,4 milhões de pessoas

Publicação: 23/04/2018 03:00

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa hoje e segue até o dia 1º de junho. Fazem parte do grupo prioritário idosos com idades a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas. A pasta informou que adquiriu 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados divididas em etapas. “O Ministério da Saúde está assegurando vacina para 100% do público-alvo da campanha”, acrescentou, em nota.

Até 31 de março, Pernambuco registrou 232 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. Desses casos, apenas um foi confirmado por influenza A(H1N1), vírus que não foi identificado laboratorialmente no estado em 2017. Esse vírus faz parte da composição da vacina contra a influenza, que começa a ser disponibilizada pelo SUS a partir de hoje.

Em Pernambuco, a expectativa da campanha é imunizar, pelo menos, 90% dos 2.399.361 de pessoas inclusas nos grupos prioritários. (Com Agência Brasil)