Uma história escrita pelos craques Centro Cultural Cais do Sertão recebe exposição itinerante do Museu do Futebol. Mostra traz aspectos universais e regionais do esporte das multidões

Emannuel Bento e Rodrigo Carvalho
Especial para o Diario
local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/04/2018 03:00

A paixão do brasileiro pelo futebol e a história do esporte mais querido do país estarão expostas, a partir de hoje, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Completando quatro anos de funcionamento, o espaço sedia a exposição itinerante O Museu do Futebol na Área até dia 20 de maio, com entrada gratuita. O Recife será a primeira cidade a sediar a mostra, que nunca havia saído do Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Os traços xilográficos da arte de J. Borges para ilustrar o cartaz exprimem a regionalização da exposição, que conta com oito módulos, sendo dois exclusivos para a versão itinerante. Em uma das instalações é possível ver antigas camisas de times locais com assinaturas, fotos das primeiras formações dos clubes e de espaços urbanos do Recife no começo do século 20, entrelaçando a relação do esporte com a sociedade pernambucana. Para resgatar a cultura do futebol local, a exposição contou com a consultoria do jornalista Cássio Zirpoli.

Em outro módulo exclusivo, a mostra vai além da capital e adentra a Serra do Arapuá para explorar o trabalho de Douglas Nascimento, membro da comunidade indígena-quilombola de Tiririca dos Crioulos, que foi curador de um museu para celebrar o Bandeirantes Futebol Clube, um time local.

“No Brasil, qualquer cidade tem um time que as pessoas valorizam como o melhor. Sair de São Paulo e se conectar com esse futebol é a nossa principal intenção”, explica Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.

Manuela Marinho, secretária de Turismo de Pernambuco, ressalta a importância de o estado ser o primeiro a receber a mostra. “Será a primeira exposição itinerante de muitas que o Cais receberá”, adiantou. Para viajar pelo país (a mostra também passará pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro), o Museu do Futebol contou com apoio da Motorolla. A marca dispoinibilizará celulares para aperfeiçoar a experiência do visitante, que poderá, por exemplo, usar uma câmera em 360 graus e colocar sua imagem no site do Museu do Futebol.

Serviço

Museu do Futebol na Área


Onde: Centro Cultural Cais do Sertão (Avenida Alfredo Lisboa, S/N, Bairro do Recife)
Quando: até 20 de maio, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Quanto: Gratuito

Conheça a exposição

Sala das Origens

Um vídeo com 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o fim do século 19 e as primeiras décadas do século 20

Sala das Copas do Mundo
Reconta todos os mundiais, de 1930 a 2014, mostrando como as copas se entrelaçam no contexto político e cultural de cada período da história

Sala Números e Curiosidades
Composta por placas ilustradas por frases famosas, regras, recordes do esporte e uma vitrine especial para expor objetos e narrar fatos marcantes do futebol recifense. Ídolos dos clubes e personalidades da literatura e música também estão presentes.

Sala dos Gols e do Rádio
Interativo, o módulo relembra gols e locuções que marcaram época. O visitante escolhe o narrador ou o radialista e assiste aos vídeos presentes nas salas de mesmo nome no Museu do Futebol.

Versus
Experiência multimídia em que o visitante acompanha uma partida inteira observando os torcedores.

O Museu do Futebol na Área também conta com mesas de futebol de botão, totó (pebolim) e um campo com uma bola virtual.