CAIS DO SERTãO » Museu chega aos bairros do Recife

Publicação: 16/05/2018 09:00

A riqueza cultural do semiárido nordestino, o legado de Luiz Gonzaga e a dureza da seca, elementos de destaque do Centro Cultural Cais do Sertão, serão levados a um público ainda mais amplo. Através do Cais do Sertão nos Bairros, que teve sua edição piloto no Ibura, o museu vai expor atrações em diferentes locais do Recife e outros municípios.

Neste domingo, o projeto será promovido no bairro da Linha do Tiro, na capital. O Cais também está participando da Semana Nacional dos Museus. Ontem, aconteceu uma conversa sobre assuntos ligados ao conteúdo do Cais do Sertão que podem cair no Enem.

O gestor do museu, Toinho Mendes, diz que o objetivo também é atrair um público que não vai a museus. “Muitas pessoas acham que não é o lugar delas. Então iremos aos bairros mostrar realidade virtual com o cubo sertanejo (kit com celular e óculos especiais, que leva o visitante a um tour pelo museu), além de filmes e oficinas. E esperamos que essas pessoas visitem o museu, como algumas do Ibura já foram após o evento.”

A partir de 1º de junho, o Cais colocará nas ruas um BRT decorado, aproveitando inclusive a sanfona do veículo, que terá shows de artistas como Cristina Amaral e Nena Queiroga. Os ingressos poderão ser adquiridos pelo site.

Em curso, a programação da Semana Nacional inclui o projeto Este Cais no Enem. Estudantes e professores aproveitaram a exposição ontem para trabalhar temas como processo migratório, riqueza e herança cultural. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira das 9h às 17h, e sábados e domingos das 13h às 17h. Ingressos R$ 10 e R$ 5 (meia).