ACESSIBILIDADE » Torre Malakoff ganhará mapa tátil

Publicação: 22/05/2018 09:00

A Torre Malakoff, importante espaço de exposições artísticas e ícone arquitetônico e histórico do Bairro do Recife, vai ganhar uma maquete e um mapa táteis para deficientes visuais, bem como melhorias na acessibilidade. Já o Centro de Artesanato, no mesmo bairro, receberá um mapa do bairro para toque.

A solenidade de inauguração da sinalização da torre acontecerá às 10h da quinta-feira. Na ocasião também será explicado aos visitantes o projeto com audiodescrição e interpretação em libras do local.

O mapa tátil da torre - que foi construída no século 19, como portão monumental do Arsenal da Marinha, e ganhou seu nome por causa do interesse em torno das matérias veículadas pelo Diario de Pernambuco sobre a Guerra da Crimeia e a torre fortificada de Malakoff - é acompanhado de textos informativos com versão disponível em Braille.

O projeto também inclui um mapa tátil urbano do Bairro do Recife, um quadro com toda a planta de ocupação urbanística e informações sobre ruas, praças, monumentos, atrações turísticas e serviços. Os dados são acessíveis para cegos e pessoas com baixa acuidade visual, seguindo as normas da ABNT. O mapa será instalado no Centro de Artesanato de Pernambuco, ao lado do Marco Zero.

O projeto foi viabilizado através de incentivo do Funcultura, com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A iniciativa foi da ID Inclusão e Design, escritório de design inclusivo, e da Janela Gestão de Projetos. “A ideia, a longo prazo, é municiar a cidade toda de mapas táteis, a fim de que pessoas portadoras de necessidades específicas possam ter o direito garantido de se locomover com autonomia”, explica Manuel Aguiar, consultor do projeto.

O primeiro mapa tátil urbano do Recife foi instalado em 2016, na Casa da Cultura, com informações sobre os bairros de São José e Santo Antônio. Há intenção de fazer maquetes táteis de outros prédios históricos, como o Teatro de Santa Isabel e os palácios do Governo e da Justiça.