Diego Jatobá pede desculpas na TV Ex-secretário de Turismo de Ipojuca, que aparece em vídeo polêmico na Copa do Mundo, deu entrevista ao Fantástico

Publicação: 25/06/2018 03:00

Uma semana após o vídeo em que brasileiros aparecem assediando uma mulher supostamente russa durante a Copa do Mundo, na Rússia, ter viralizado e polemizado na internet, o ex-secretário de Turismo de Ipojuca, Diego Valença Jatobá, que fazia parte do grupo, resolveu falar pela primeira vez. Ontem, ele concedeu entrevista ao Fantástico, afirmando estar arrependido pelo ato. “Nada do que eu disser irá desfazer o que fiz, mas estou aqui pedindo desculpas. Assumo as consequências dos meus atos”, disse em vídeo enviado ao programa da TV Globo.

O vídeo no qual um grupo de brasileiros assedia uma mulher estrangeira, na Rússia, e se aproveita do seu desconhecimento da língua portuguesa para constrangê-la gerou repercussões negativas entre entidades defensoras das mulheres. Segundo Maria Dolores Fastoso, integrante da coordenação do Fórum de Mulheres de Pernambuco, “o machismo revolta e surpreende a cada dia”. Para ela, as imagens chocaram ainda mais por envolver o advogado Diego Jatobá, ex-secretário de Turismo de Ipojuca, que foi representante do trade turístico. “A opressão é parte da vida das mulheres e nos atinge em todas as dimensões da nossa existência: econômica, cultural, política e social. A violência está em todos os lugares e é um problema meu, seu, nosso, e de toda a sociedade! Somos nós, mulheres, que vivenciamos a violência tanto física quanto psicológica que precisamos tomar consciência, e denunciar todo ato de violência. Denunciar é necessário. Tudo aquilo que calamos, tende a se repetir”, declarou.

A OAB, seccional Pernambuco, chegou a divulgar uma nota repúdio, na segunda-feira (18), contra a conduta do advogado. Diego pode ser punido se a instituição entender que ele desrespeitou, de alguma forma, a Constituição Federal. As sanções podem ir de advertência à censura ou expulsão.

Essa não é a primeira vez que Diego causa polêmica nas redes sociais com imagens descuidadas. Ele já apareceu numa foto, no Facebook, ostentando um maço de notas de 100 dólares e sorrindo. Depois da reação negativa, disse que era uma brincadeira com amigos em uma casa de câmbio.  “A Comissão da Mulher Advogada vai encaminhar ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB um pedido de apuração de conduta do advogado Diego Jatobá. Além disso, estamos tentando identificar se, no grupo, tinha mais outro advogado, porque a gente desconhece a identidade dos outros. Vamos apurar isso, particularmente, para que a gente não cometa nenhum tipo de injustiça”, declarou ao Diario a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ana Luiza Mousinho

Nas redes sociais há uma mobilização por parte de mulheres que prometem ir hoje ao Aeroporto dos Guararapes esperar o desembarque de Diego Jatobá para protestar contra o seu ato de assédio na Rússia.