DIARIO NOS MUNICíPIOS - LIMOEIRO » Um mundo de saberes ao alcance Escolas da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe são as que mais mandam estudantes para o Programa Ganhe o Mundo

Publicação: 20/06/2018 03:00

Os municípios com maior número de estudantes enviados para intercâmbio no exterior através do Programa Ganhe o Mundo são ligados à Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, em Limoeiro. A cidade da Zona da Mata Norte até ganhou o título de celeiro da educação. Em sete anos de implantação do Ganhe o Mundo, a GRE já enviou 471 alunos para aprender outras línguas em países do exterior. O número é significativo. Isso porque os 16 municípios atendidos pela gerência têm apenas 35 escolas quando há GREs com mais de cem unidades de ensino, por exemplo.

Segundo Edjane Ribeiro dos Santos, gerente-regional, cada escola envia, em média, de um a dois alunos para o programa. “Temos escolas que mandam até oito alunos. Em Orobó, por exemplo, a escola de maior destaque é a Abílio de Souza Barbosa”, informou.

Não é apenas o Ganhe o Mundo a menina dos olhos das escolas ligadas à GRE do Vale do Capibaribe. A gerência também se destacou no desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) referente a 2016. Em uma nota que vai de 0 a 10, eles alcançaram  4,97, a maior entre todas as 16 GREs. No ranking das escolas da rede estadual com Ensino Médio em Limoeiro, a melhor colocação ficou com a Escola de Referência em Ensino Médio Doutor Sebastião de Vasconcelos Galvão, com nota 5,71.

Edjane Ribeiro acredita que a receita para o bom desempenho dos alunos está na capacitação frequente dos professores. “Nossa GRE tem os próprios formadores de português e matemática para capacitarem os professores. Além das formações, eles percebem quais as necessidades de material, como links e sites, veem como está sendo feito o trabalho em sala de aula e, se precisar, eles dão as aulas”, explica.

As disciplinas de matemática e português, por exemplo, são fundamentais para os alunos conseguirem acessar o Ganhe o Mundo. “Se o estudante é bom nessas duas matérias, é bom em todas as outras”, raciocina Sandra Santos, professora e atualmente na função técnico-pedagógica da GRE.

“Limoeiro tem uma educação que consegue dinamizar, dar nova roupagem às ideias. Chegamos perto dos professores, fazemos uma formação diferente. Educação é sentimento, tem que sentir, gostar. Sem gostar não dá para ser professor. Tem que sentir que ele é a mudança, senão não tem a mudança social. Vamos fazer melhor que o livro, quebrar regras”, ensina o professor de matemática Carlos Wilson Pimentel, 41. Formado em matemática em Nazaré da Mata e com mestrado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ele completa: “A matemática é feita de erros e acertos. Errar faz parte. Se você ama matemática, consegue contagiar o aluno”, ensina.

Quem lida com a educação em Limoeiro conta que essa fama de celeiro da educação vem de 80 anos atrás, na época do Colégio Regina Coeli, criado pelas freiras alemãs e em funcionamento até hoje. Além dessa unidade, os limoeirenses costumam citar o antigo internato para homens criado há mais de 70 anos, mas hoje extinto, implantado pelo padre Nicolau Pimentel. Mais tarde, o religioso deu nome à Escola Padre Nicolau Pimentel, cuja sede foi transformada em 2015 na GRE do Vale do Capibaribe. Os alunos foram transferidos para três escolas públicas do município.

Programa Ganhe o Mundo

Quais países

  • Canadá
  • EUA
  • Colômbia
  • Argentina
  • Chie
  • Alemanha
  • Austrália
  • Nova Zelândia
Tipos de ganhe o mundo
  • Tradicional
  • Musical
  • Esportivo
Alunos beneficiados no Estado
mais de 6.500 intercambistas desde a 1ª edição (2012) 

Escolas envolvidas nesta edição

temos mais de 500 escolas envolvidas.

Alunos no ensino médio do estado

no 1º ano do ensino médio temos mais de 100.000 estudantes.

Número de intercambistas entre 2012 e 2018.1
Orobó         56
Limoeiro     36 (cidade)

Quais as regras

Requisitos para participar da seleção do intercâmbio do PGM Tradicional:
  • Ser estudante regularmente matriculado no 1º ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral, integrado à educação profissional das escolas públicas estaduais em 2017;
  • Ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2018 e, no máximo, 17 anos até o dia 31 (trinta e um) de agosto de 2019. Os alunos que estiverem fora dessa faixa etária não conseguirão realizar a inscrição;
  • Estar regularmente matriculado no curso de línguas do Programa Ganhe o Mundo mantido pela Secretaria Estadual de Educação