Um bairro marcado por crimes brutais

Publicação: 24/04/2019 03:00

O assassinato do empresário Mário Gouveia Cavalcanti Júnior se soma a uma lista de crimes chocantes ocorridos nos últimos anos em Aldeia. O bairro conhecido por abrigar condomínios de luxo nos quais a classe média procura segurança, pacatez, clima agradável e espaço, seja numa segunda residência ou numa moradia de tempo integral, também tem sido marcado por tragédias.

Antes da morte de Mário, o último caso de grande repercussão foi o assassinato brutal do médico e advogado Denirson Paes, 54 anos, que teve pedaços de seu corpo encontrados num poço de 25 metros em sua residência no condomínio Torquato de Castro, em julho de 2018. Os principais suspeitos são a esposa da vítima, a farmacêutica Jussara Rodrigues Paes Silva, 54, e o filho mais velho do casal, o engenheiro civil Danilo Paes, 23.

A última vez que o médico e advogado teve contato com alguém externo à sua família foi no dia 30 de maio de 2018. Neste dia, ele havia cancelado uma viagem de férias para Miami (EUA), que faria com a esposa no dia 2 de junho. No dia 20, Jussara chegou a registrar um boletim de ocorrência informando que o marido havia viajado para o exterior e não havia voltado. Desde então, a Polícia Civil começou a investigar o caso através de um mandado de busca e apreensão na residência da vítima. No dia 4 de julho foram encontrados os primeiros restos mortais de Denirson. No dia seguinte foram cumpridos os mandados de prisão temporária contra mãe e filho.

Em setembro, a esposa de Denirson confessou o assassinato. Além de uma separação em curso e de brigas sobre questões financeiras, a motivação teria sido a descoberta de um relacionamento extraconjugal da vítima. O filho de Denirson, que nega participação, está em liberdade provisória.

Na noite de 28 de outubro de 2017, o empresário Leonardo Henrique Buarque Spinelli foi morto aos 34 anos na Estrada de Aldeia. A vítima teria se envolvido em um acidente de trânsito com o carro do comerciante Adalberto Ferreira da Silva, 67 no quilõmetro 3,5. Após a colisão, Leonardo desceu do carro para reclamar com Adalberto. Depois disso, foi seguido por cerca de 2 km pelo algoz, que desembarcou e atirou. No veículo, o empresário estava com a esposa e a filha de 3 anos, que não se feriram. Adalberto estaria trafegando na contramão no momento do acidente. Foragido durante meses, foi detido em Alagoas, em agosto de 2018.

Outra vítima da lista de crimes de grande repercussão acontecidos em Aldeia foi Nanda Mateus, estudante de rádio e TV da UFPE que foi alvo de um latrocínio, aos 26 anos, no quilômetro 7 da Estrada de Aldeia, em abril de 2011. Ela seguia no carro com uma amiga em direção a um haras da região, onde faria um trabalho da faculdade. Quando as duas pararam para pedir informações, dois adolescentes anunciaram o assalto. As amigas relutaram em entregar os pertences. Um dos criminosos, que estava armado, atirou contra a cabeça de Nanda. A outra estudante saiu ilesa. A dupla de suspeitos foi apreendida.

Em 2010, um duplo homicídio seguido de suicídio durante uma festa de casamento, em Aldeia, chocou os pernambucanos. O noivo, o supervisor de vendas Rogério Damascena, 29 anos, matou a noiva, a advogada Renata Alexandre Costa Coelho, 25, e um dos padrinhos, Marcelo André Zloccowick Guimarães, 40, que era o chefe de Rogério. De acordo com a polícia, o ato teria sido premeditado. A cerimônia aconteceu normalmente, mas durante a recepção, realizada no condomínio Casa Grande de Aldeia, Rogério se dirigiu à caminhonete do pai, onde estaria uma arma, e voltou para cometer os crimes. Os disparos também feriram dois convidados. Em seguida, o noivo tirou a própria vida.