Policiais encontraram 25 equipamentos

Publicação: 29/05/2020 03:00

A primeira etapa da investigação ocorreu na segunda-feira (25), quando a PF realizou diligências buscando equipamentos no depósito. Ao chegar lá, encontrou apenas 25 respiradores. Segundo os autos judiciais, um funcionário relatou que dez foram distribuídos para outros municípios de Pernambuco - três para Pesqueira, um para Iguaracy, um para Riacho das Almas e um para Cabrobó. Há indícios de que uma das prefeituras chegou a comprar um aparelho pelo triplo do preço que constava no contrato entre a empresa e a Prefeitura do Recife.

A secretária de Saúde de Iguaracy, Joaldenir Cavalcanti, confirmou a compra de um respirador. Já o prefeito de Cabrobó, Marcílio Rodrigues, explicou que o aparelho foi uma doação de um médico de Petrolina. A reportagem não obteve retorno das prefeituras de Riacho das Almas e Pesqueira até o fechamento desta edição.

A segunda etapa da operação, realizada ontem, cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria de Saúde do Recife e na casa do secretário Jaílson Correia, que teve seu celular apreendido. “Estamos apurando fatos. Há pessoas suspeitas, que terão a oportunidade de apresentar seus argumentos e, posteriormente, teremos conclusões acerca da autoria e responsabilidade”, acrescentou o delegado.

A partir de agora, o Ministério Público Federal irá analisar as possíveis evidências colhidas durante a operação policial para, assim, dar sequência à investigação dos aspectos criminais referentes ao caso. O órgão federal informa que, caso as irregularidades sejam comprovadas, os envolvidos podem responder pelos crimes de dispensa indevida de licitação, uso de documento falso, sonegação fiscal e previdenciária, bem como por associação criminosa e peculato.

A Justiça determinou também a proibição de trânsito, venda ou quaisquer ajustes envolvendo os 35 ventiladores pulmonares que já haviam sido entregues pela microempresa Juvanete Barreto Freire à prefeitura, como meio de preservação de eventual prova a ser vistoriada pelos órgãos competentes.