Fé renovada, mesmo com missa online Cinquenta dias após uma Páscoa à distância, celebração de Pentecostes foi realizada através de live no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima

Publicação: 01/06/2020 03:00

A comunidade Católica de Pernambuco celebrou o dia de Pentecostes, uma das mais importantes datas de seu calendário, de uma forma diferentes. A ocasião, que relembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, exatamente 50 dias após a Páscoa, tradicionalmente era comemorada com uma festa no Parque 13 de maio, acompanhada de milhares de fiéis. Impedida pela pandemia, a solenidade teve de se reinventar e chegou até os católicos por meio da internet.

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou uma live solidária no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, no antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Soledade, no Centro do Recife. Com início às 15h, contou com a participação dos padres Damião Silva, João Carlos Ribeiro e Rosivaldo Torres. Às 17h, a Santa Missa passou a ser presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio.

“Pentecostes é uma das três mais importantes solenidades do ano litúrgico. É quando celebramos o nascimento da igreja. Essa foi a data em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e eles foram enviados em missão”, explica o arcebispo. “Hoje refletimos sobre a nossa missão, enquanto cristãos e discípulos de Jesus Cristo, de levar a boa nova para o mundo. É o dia do comprometimento missionário.”

Esta é apenas mais uma das celebrações que tiveram de ser realizadas sem a presença de fiéis desde o início da pandemia. As de Nossa Senhora de Fátima e dos Santos Óleos e até mesmo a Missa de Páscoa precisaram do afastamento físico da comunidade católica, sendo concelebradas apenas pelos membros do Conselho Presbiteral. “Esse período tem sido doloroso demais, mas o que se pode fazer? Temos que dar o exemplo, entendermos que a situação é difícil e colaborar para o bem da vida. Graças a Deus os meios de comunicação têm facilitado esta ligação com o público.”

A solenidade foi transmitida via rádio, pelo Facebook, Instagram e YouTube da Arquidiocese. Este último reuniu mais de mil visualizações simultâneas durante a live. Ainda foi disponibilizado um QR Code que redirecionava quem estava assistindo para uma página onde era possível doar para a Caritas Arquidiocesiana, ação voltada para o incentivo de pequenas iniciativas de transformação social promovidas pelas paróquias, pastorais, movimentos e grupos dentro do território de Olinda e Recife.

“Não acho que o distanciamento abale a fé. Acho que a Igreja vai amadurecer muito durante este período, não somente ela, mas a sociedade como um todo. Vamos descobrir novos valores a partir desta experiência que estamos vivendo”, diz Saburido.  
 
Fim do Lockdown  

O Arcebispo de Olinda e Recife diz que ainda não pode falar sobre a retomada das celebrações nas capitais, enquanto dioceses do interior, como  a Petrolina, já anunciam reabertura de atividades presenciais (leia matéria nesta página). “Estou aguardando que cheguem as medidas do governo, mas espero que elas possam ajudar a caminhar. Alguma coisa precisa ser feita. Não podemos ficar eternamente assim. Talvez seja a hora de retomar aos poucos, com os cuidados devidos”, comentou dom Saburido.