Municípios têm seus projetos habilitados

Publicação: 04/06/2020 03:00

Olinda e o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, estão entre as 46 cidades brasileiras habilitadas para a estruturação de projetos de concessão de serviços de iluminação pública nos moldes estipulados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os recursos para o custeio dos estudos para a iluminação pública serão disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), administrado pela Caixa Econômica Federal.

Caso aprovados os projetos, além de Pernambuco poderão ser beneficiados municípios da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é que mais de 10,6 milhões de pessoas possam usufruir dos serviços.

Atualmente, há 16 projetos de iluminação pública no país recebendo apoio do ministério. Essas iniciativas deverão beneficiar cerca de 6 milhões de pessoas, com investimentos de R$ 1 bilhão. A expectativa é que seis projetos possam ser licitados ainda este ano.

Os parques de iluminação pública no Brasil contam com mais de 18 milhões de pontos de luz e representam, segundo estimativas, 4% do consumo da energia elétrica consumida no país. Em grande parte dos municípios, esses gastos são o segundo maior item orçamentário, perdendo apenas para a folha de pagamentos. Gastos que podem ser reduzidos com inovações tecnológicas, como o uso de lâmpadas de LED, combinado com sistemas de gestão e controle inteligentes.