Crianças vão começar, enfim, a ser vacinadas Aplicação deve ser iniciada hoje e amanhã. Nesta primeira etapa, serão imunizados meninos e meninas com problemas neurológicos, além de indígenas

Publicação: 14/01/2022 03:00

As primeiras doses da vacina pediátrica contra a Covid-19 deverão ser encaminhadas hoje aos municípios pernambucanos, para o início da aplicação. As vacinas, que tinham previsão de chegada à 1h15 desta sexta-feira no Aeroporto Internacional dos Guararapes, serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde. Crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica e distúrbios do desenvolvimento neurológico (priorizando síndrome de Down e autismo), além de  indígenas, terão seus esquemas vacinais iniciados nesta primeira etapa. Do começo da pandemia até hoje, 18 pernambucanos nesta faixa etária morreram de Covid-19.

Às 4h45 de ontem, as primeiras vacinas destinadas a crianças foram desembarcadas em solo nacional. A remessa com 1,2 milhão de doses da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo). A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões vacinas. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.

Segundo a SES-PE, a definição de grupos prioritários se deu devido aos fatores que influenciam no contágio e evolução para forma grave da doença. A comprovação se dará aos moldes da vacinação dos adultos, ou seja, com apresentação de laudo médico.

De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe, na análise de março de 2020 a novembro de 2021, 17,3% das crianças de 5 a 11 que morreram pela Covid-19 eram portadoras da síndrome neurológica crônica (demência vascular, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório), sendo a comorbidade mais presente entre os óbitos confirmados pela doença nesta faixa etária.

A SES-PE informou que, por meio do Programa Estadual de Imunização, já tem organizado o processo de logística para distribuir, rapidamente, o imunizante aos municípios, que ficarão responsáveis pela aplicação no público infantil.

Cobertura
Pernambuco já aplicou 15,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no estado, no dia 18 de janeiro de 2021. Com relação às primeiras doses, foram 7,3 milhões de aplicações (cobertura de 95,07%). Do total, 6,3 milhões de pernambucanos (82,99%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6,2 milhões de pessoas vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outras 173.101 contemplados com dose única. Em relação às doses de reforço (terceira dose), já foram aplicadas 1,4 milhão (cobertura de 22,48%). Os dados são da SES-PE.

Saiba mais

Características da vacina pediátrica

Volume da dose

Serão usadas 10 microgramas, contra 30 microgramas na versão de adolescentes e adultos

Cor do frasco

O recipiente terá tampa laranja para diferenciá-lo do frasco dos adolescentes e adultos, de tampa roxa

Doses por frasco

O recipiente terá 10 doses e não 6, como a vacina dos maiores de 12 anos

Sem reforço

As crianças só precisarão de duas doses, assim como o público de 12 a 17 anos

Tempo de armazenamento

Até 10 semanas entre 2°C a 8°C. A vacina dos maiores de 12 anos só pode ser guardada por um mês

Locais de vacinação

A aplicação deve ser feita em locais exclusivos para a vacinação infantil